Supercomputador Voyager-EUS2 da Microsoft é um dos mais rápidos do mundo

O supercomputador Voyager-EUS2 da Microsoft ocupa agora a 10ª posição na lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo. Com desempenho de 30 Petaflops por segundo (Pflop/s), ele fica atrás de outros como o chinês Tianhe-2A e o supercomputador Summit desenvolvido pela IBM para o Departamento de Energia dos Estados Unidos. O que chama a atenção no caso do computador da Microsoft é que ele é o único no Top 10 de um provedor de computação em nuvem.

A primeira posição na lista dos 500 supercomputadores ainda é ocupada pelo japonês Fugaku, com desempenho de 442 Pflop/s no Linpack. Para fazer uma comparação, o desempenho do supercomputador Summit é de 148,8 Pflop/s no Linpack. Vale destacar que a Microsoft tem outros supercomputadores além do Voyager-EUS2 na lista dos 500 mais rápidos.

O supercomputador Voyager-EUS2 é utilizado pela Microsoft para a plataforma de computação em nuvem na região Azure East US 2 e executa uma distribuição do Linux - Ubuntu 18.04 LTS - e não o Windows. Ele utiliza CPUs AMD EPYC e possui um total de 253.440 núcleos de processamento, além de 486.552GB de memória. As CPUs trabalham com conjunto com uma GPU NVIDIA A100 com 80GB de memória. Para transferência de dados, ele utiliza conectividade Mellanox HDR Infiniband.


"O Voyager-EUS2, um sistema Microsoft Azure instalado na Microsoft nos EUA, é o único novo sistema no TOP10. Ele atingiu 30,05 Pflop/s e está listado na posição de nº 10. Sua arquitetura é baseada em processadores AMD EPYC com 48 núcleos e 2,45 GHz trabalhando em conjunto com uma GPU NVIDIA A100 com 80GB de memória e utilizando Mellanox HDR Infiniband para transferência de dados".
-- Top500.org

De acordo com o anúncio do Top500.org, outra mudança no Top 10 dos supercomputadores mais rápidos do mundo é que o sistema Perlmutter, que também utiliza CPUs AMD EPYC, instalado no NERSC do DoE Lawrence Berkeley National Laboratory melhorou seu desempenho para 70,9 Pflop/s, mas não mudou sua posição na lista.

Comentários

Postagens mais visitadas