Processador ‘Eagle’ da IBM promete revolucionar a computação quântica

A IBM está realizando hoje o seu evento anual IBM Quantum Summit 2021 que serve para mostrar os seus avanços da empresa na área de computação quântica, hoje a empresa aproveitou a oportunidade para apresentar seu novo processador de 127 bits quânticos (qubit) chamado de 'Eagle'. Esse é o primeiro CPU da empresa a passar a marca de qubit e promete uma inovação no uso do enorme potencial de computação de dispositivos baseados na física quântica.

Esse novo modelo da empresa traz diversos avanços de tecnologia e chegou, segundo a empresa, num ponto no desenvolvimento de hardware em que os circuitos quânticos não podem ser simulados de maneira confiável em um computador clássico. Para o desenvolvimento do novo processador os pesquisadores usaram suas CPUs quânticas existentes, criando um design de arranjo de qubit para reduzir erros e uma arquitetura para reduzir o número de componentes necessários.

Com isso eles conseguiram criar novas técnicas avançadas para colocar a fiação de controle em vários níveis físicos dentro do processador, enquanto mantêm os qubits em uma única camada. Assim o ‘Eagle’ foi capaz de apresentar um aumento significativo nos seus qubits, conseguindo chegar a 127 bits quânticos, quase o dobro do ‘Hummingbird’, lançado pela empresa no ano passado e que era capaz de processar 65 qubit.

“A chegada do processador 'Eagle' é um grande passo em direção ao dia em que os computadores quânticos poderão superar os computadores clássicos em aplicações úteis. A computação quântica tem o poder de transformar quase todos os setores e nos ajudar a enfrentar os maiores problemas de nosso tempo. É por isso que a IBM continua a inovar rapidamente no design de hardware e software quântico, construindo maneiras para que cargas de trabalho quânticas e clássicas se capacitem mutuamente e criem um ecossistema global que é fundamental para o crescimento de uma indústria quântica.”
- Afirmou a IBM.

Esse aumento no número de qubit no novo processador da IBM ajudará pesquisadores a explorarem problemas em um novo nível de complexidade ao realizar experimentos e executar aplicativos. Isso permitirá coisas como uma otimização do aprendizado de máquina ou a modelagem de novas moléculas e materiais para uso em áreas que vão desde a indústria de energia até o processo de descoberta de medicamentos.

O novo processador ‘Eagle’ da IBM estará disponível como um dispositivo exploratório na nuvem IBM, que permitirá que ele seja usado por membros selecionados da Rede IBM Quantum.


Comentários

Postagens mais visitadas