Atualização do Windows 11 devolve cor original à “Tela Azul da Morte”

Todo usuário do Windows já encontrou ela ao menos uma vez na vida, provavelmente na hora mais imprópria: a “Tela Azul da Morte” (BSOD, Blue Screen of Death, em inglês) sinal de que o sistema operacional encontrou um erro do qual não pode se recuperar e o computador precisa ser reiniciado.

Esta tela foi criada no Windows 3.0, em 1990. O objetivo era dar a um desenvolvedor ou usuário avançado informações que pudessem levar à causa do erro, como em qual parte do sistema ele ocorreu e que dados estavam sendo acessados no momento.

Desde então a tela sempre foi azul, como o nome indica, embora tenha recebido algumas modificações ao longo dos anos, como uma carinha triste (no Windows 8) para deixá-la um pouco mais “amigável”.

Mas por algum motivo, no recém-lançado Windows 11 a Microsoft decidiu mudar a cor e tornar a tela preta. Ao menos o acrônimo BSOD pôde ser mantido, embora agora signifique “Black Screen of Death” (Tela Preta da Morte). 


Mas os tradicionalistas não devem se preocupar: uma atualização do Windows 11, que já está disponível aos usuários “Insiders”, restaura a cor original da BSOD, além de corrigir problemas na exibição do Menu Iniciar, no controle de volume de áudio em conexões Bluetooth e também vários problemas de impressão.

Segundo o Ars Technica, a versão que incorpora a correção é a 22000.346, e já está disponível nos canais Beta e Release Preview. Como este último recebe as atualizações alguns dias, ou semanas, antes do público em geral, isso significa que a tela azul voltará à cor original, em todos os PCs rodando Windows 11, em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas