NFTs: Adobe vai ajudar no combate à falsificação de tokens não fungíveis

A Adobe vai reforçar a segurança de uma das suas ferramentas mais populares com um novo recurso. A novidade visa, dentre outros, ajudar a autenticar NFTs (tokens não fungíveis). Se trata do Content Credentials (credenciais de conteúdo em tradução livre).

Ainda em fase de testes, o Photoshop será contemplado com a integração de carteiras digitais e credenciais atreladas ao ativo digital. Com isso, colecionadores e artistas que costumam investir no criptoativo podem evitar falsificações confirmando a “identidade” de um NFT.

O recurso, inclusive, já está funcionando em alguns marketplaces de tokens não fungíveis.

Por ora, a novidade funciona apenas com dois formatos de arquivo: o JPG e o PNG. A expectativa é que esse suporte seja ampliado para mais extensões no futuro.

Como funciona o Content Credentials

Segundo a página do recurso, o Content Credentials funciona assim: a ferramenta reúne as edições, atividades e informações associadas a um projeto de NFT feito no Photoshop. Esses detalhes vão funcionar como uma prova no futuro contra uma possível violação de direitos autorais.

A ferramenta também pode compartilhar informações relacionadas à identidade de um criador, além de fornecer as credenciais de um arquivo para o público interessado em comprar um NFT em uma casa de leilão virtual, por exemplo.

Vale ressaltar que o uso desse recurso vai além do mercado de NFTs. Segundo a Adobe, a novidade também pode ser utilizada para o mesmo fim em outros nichos, como jornalismo, fotografia e criação de conteúdo visual.

O que são NFTs?


De forma resumida, NFTs são tokens gerados a partir de uma blockchain. Esse ativo serve para dar a um item específico uma identidade única, que funciona como uma espécie de selo oficial de item raro. 



Comentários

Postagens mais visitadas