Backup criptografado do WhatsApp é liberado para usuários


Há pouco mais de um mês, comentamos aqui que o WhatsApp havia implementado criptografia de ponta a ponta em backups, elevando o nível de privacidade e segurança de conversas salvas na nuvem. Agora, esse recurso enfim está sendo liberado para todos usuários a partir de hoje.

Como informamos, isso significa que nem o WhatsApp, nem serviços como iCloud e Google Drive (onde os backups geralmente são salvos em iPhones e Androids, respectivamente), conseguirão acessar o conteúdo das suas conversas.

Mais precisamente, a criptografia de ponta a ponta protege os conteúdos com uma chave aleatória e única de 64 dígitos. Além disso, o WhatsApp também fornece a opção de criar uma senha para proteger o backup dos textos e arquivos compartilhados no app.

Agora você pode proteger seu backup com a criptografia de ponta a ponta criando uma senha ou usando uma chave de criptografia de 64 dígitos à qual só você tem acesso. Nem mesmo o WhatsApp e o seu provedor de serviços de backup conseguirão ler seus backups ou acessar a chave necessária para desbloqueá-los.

É preciso ter em mente, porém, que se você perder sua chave, não será possível recuperar conversas do backup — uma vez que o objetivo é justamente mantê-los a salvo. Tendo isso em mente, é sempre bom anotar sua senha e guardá-la em um lugar seguro.

Como ativar o backup criptografado do WhatsApp?

Como destacado pelo WhatsApp, o recurso está sendo liberado aos poucos para usuários a partir de hoje.

Sendo assim, vale a pena checar eventualmente se a opção “Backup criptografado de ponta a ponta” já aparece na tela de Backup de conversas (em Configurações » Conversas, dentro do app).



Comentários

Postagens mais visitadas