Inteligência artificial da Nvidia é usada para criar um novo mapa jogável de GTA V
Os pesquisadores Harrison Kinsley e Daniel Kukeila conseguira utilizar a inteligência artificial (IA) da Nvidia para desenvolver GAN Theft Auto, um projeto que usa as tecnologia da gigante das placas de vídeo que cria uma rede neural que gera um trecho jogável de GTA V.
Essa recriação do jogo não utiliza nenhuma linha de código do título original. O modelo de IA cria em tempo real o ambiente de jogo a partir de dados de seu treinamento, observando partidas para simular desde detalhes do ambiente e reflexos do carro à física do jogo.
“A rede neural neste caso é o jogo completo,” explica Kinsley em seu vídeo de demonstração do GAN Theft Auto. “Ela determina o que acontece quando você aperta a tecla para ir para a direita ou esquerda. Não há nenhuma regra escrita por nós ou pelo código original de GTA V. Nós estamos jogando em uma representação de uma rede neural do GTA V. Nós estamos acostumados com a IA funcionando em programas, mas aqui a IA é o programa.”
Treinar uma IA é um processo que envolve muito poder de processamento, portanto o pesquisador usou uma estação DGX A100 da Nvidia, que soma um total de 320 GB de RAM. Ele utilizou 12 bots jogando simultaneamente para que a rede neural absorvesse o máximo de informações no mínimo tempo possível.
“Esse modelo aprendeu a replicar a física de GTA V, mas o mesmo processo poderia ser usado para aprender a física do mundo real, o que pode ser usado para aprimorar a física dos videogames, uma área em que encontramos dificuldades,” conta Kinsley.
Uma demo jogável de GANTheft Auto, compatível com qualquer GPU da Nvidia com CUDA Cores, está disponível na página do projeto no GitHub.
No passado, a Nvidia mostrou o potencial da IA para o desenvolvimento de jogos ao usar sua rede neural GameGAN para recriar Pac-Man sem acesso ao motor gráfico original, apenas “observando” 50 mil partidas do jogo.
Fonte: GameHall
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