Foco, força e fé: meditação, apps e outras técnicas para desacelerar

OOOMMMM…
Desacelerar e silenciar. Viver o presente. O silêncio é tão importante para a saúde mental e física que a meditação, por exemplo, com suas raízes na cultura chinesa e hindu, já era praticada na China por volta de 300 a.C. e a os livros de sabedoria do norte da Índia mencionavam práticas deste tipo entre 1.500 e 1.000 a.C. Deixar a agitação e o barulho de lado por curtos períodos, diariamente, é a chave para uma vida mais equilibrada. Duvida? Tope esse desafio com as nossas dicas a seguir! 


UM MINUTO POR DIA 
Meditar não é um bicho de sete cabeças, mas exige prática e persistência. Para aprender a aquietar a mente, se apoderar do seu lugar e voltar para seu centro, a dica de Sri Prem Baba, líder espiritual do movimento Awaken Love é iniciar essa prática da forma mais simples possível: 1 minuto por dia, sempre no mesmo horário, fechar os olhos e observar a respiração, os pensamentos, as emoções, as sensações e imaginar um lugar onde não existe sofrimento, somente alegria. Comprometa-se a praticar essa meditação de 1 minuto por 21 dias. Avalie os resultados e siga meditando. Outra dica é focar em uma vela acesa ou em uma música instrumental calma. Não gere expectativas, pois isso traz ansiedade. Relaxe e aproveite!
MINDFULNESS 
Um termo muito utilizado no mundo inteiro atualmente é mindfulness, que significa "atenção plena",. Mindfulness é um estado mental de controle. A comunidade científica médica e psicológica do mundo todo reconhece a prática há cerca de 30 anos, mas a psicologia budista utiliza o termo há 2.500 anos. Sabe quando você está fisicamente em uma reunião de trabalho ou entre amigos e parece que os pensamentos estão bem longe dali? A prática do mindfulness e, aliás, o fundamento de qualquer estilo de meditação, é exatamente colocar você no presente. O mindfulness é praticado por muitas empresas na região do Vale do Silício e o resultado é foco, criatividade, bem-estar e inteligência emocional. Perceber o seu corpo, observar suas respiração e fazer pequenas pausas ao longo do dia são alguns exercícios de mindfulness. 

MEDITAÇÃO GUIADA 
Entre os aplicativos que dão uma mãozinha com orientações práticas para tentar alcançar a paz interior e viver com mais saúde e concentração está o MEDITE.SE, utilizado diariamente por 1.500 pessoas. Gratuito, tem navegação simples e é possível baixar os áudios para ouvir offline de qualquer lugar sem gastar internet. A narração é do terapeuta transpessoal Tadashi Kadomoto. Desde 1982, Tadashi ministra treinamentos para “contribuir efetivamente para o despertar das pessoas” e mostrar que a meditação é autoconhecimento, transformação, além de ser o melhor jeito de ajudar o próximo e construir um mundo melhor. Para Tadashi, o objetivo do app é “desmistificar a meditação e mostrar para as pessoas que ela é mais simples do que imaginam”. Os resultados da meditação são inúmeros para mente, corpo e alma. Ele ressalta que aprender a viver o momento presente diminui a ansiedade e favorece a busca de equilíbrio e paz. “Como tudo na vida, para se cuidar, é necessário priorizar. Assim, o ideal é que todos os dias você reserve no mínimo 10 minutos para isso”, orienta o especialista.

VIVO MEDITAÇÃO: POSTURA CORRETA 
Muita gente fica desconfortável com as posições na hora da meditação. Dor nas costas, nas pernas ou nos joelhos são comuns no início. Para não ter erro, o aplicativo Vivo Meditação, com sessões guiadas pelo monge Satyanatha, oferece além dos áudios alguns vídeos, principalmente com orientações sobre postura. Tudo muito didático e separado por seções: Fundamentos, Essenciais, Momentos e Jornada. A primeira parte é gratuita, mas o plano mensal é pago. 

SE JOGA NO YOGA: CONSCIÊNCIA CORPORAL  Além da meditação, o yoga, outra prática milenar, trabalha ainda a consciência corporal. O ideal é frequentar uma escola ou consultar um instrutor. O yoga, assim como a meditação, é para todos, mas é sempre bom ter um profissional por perto. Seja gentil com seu corpo e não tente asanas – como são chamadas as posturas do yoga – sem orientação. A meditação no yoga melhora o sistema imunológico, aumenta a produção de serotonina e reduz a ansiedade. 

ACUPUNTURA: EQUILÍBRIO ENERGÉTICO  Outra prática complementar para o relaxamento é a acupuntura, que visa equilibrar a energia vital, as energias yin yang e estimular o corpo a buscar seu próprio equilíbrio, o que é chamado de homeostase. Neste caso, é necessário comprometimento para um tratamento com algumas sessões até o corpo se autorregular. Do ponto de vista da medicina ocidental, quando um ponto de acupuntura é estimulado, uma mensagem é enviada até o sistema nervoso central. Essa ação provoca a liberação de neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, por exemplo. “Hoje, com a agitação do dia a dia e as nossas obrigações cotidianas, ansiedade, estresse, pânico, enxaqueca, irritabilidade e insônia, entre outros distúrbios emocionais, são mais comuns do que se imagina. A acupuntura ajuda no encontro do equilíbrio e a lidar melhor com as obrigações e contratempos comuns da vida”, ressalta a fisioterapeuta e acupunturista Regiane Rodrigues. 

Fonte: msn.com

Comentários

Postagens mais visitadas