Após tratamento privado, empresário doa 35 milhões para Hospital das Clínicas

Que Deus lhe dê muita saúde e muitos anos de vida!


O empresário José Roberto Lamacchia, proprietário da empresa de crédito e financiamento Crefisa, fez uma doação milionária para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, depois de se curar de um linfoma, no Hospital Sírio Libanês.

Ele ficou sabendo das condições precárias do hospital público através do hematologista Vanderson Rocha – coordenador da área de transplantes do Sírio Libanês – e decidiu fazer algo a respeito.

A esposa do empresário, Leila Pereira, foi conhecer as instalações do hospital pessoalmente e ficou chocada com o que viu. Em entrevista ao Estadão, ela disse que era um absurdo seu marido “ser tratado de modo tão impecável no Sírio e o HC daquele jeito. Falei para ele que precisava ajudar”.


E não foi qualquer doação, não, mas um montante de 35 milhões de reais para a reforma de duas áreas do hospital. Uma delas foi a enfermaria do setor de hematologia, que ganhou um sistema de automação, com filtragem de água e do ar, móveis e até banheiros, além de uma câmara onde os profissionais farão a higienização correta antes de entrar no lugar.

“Antes de entrar no quarto eles passam por uma antecâmara com um sensor que mede o tempo em que o médico lava as mãos. A porta nem abre se lavar por menos de um minuto”, explica o hematologista Vanderson Rocha.


A segunda reforma, a pedido do urologista William Nahas, que também atendeu Lamacchia no Sírio Libanês, foi do setor de transplantes de rim do Hospital das Clínicas. A enfermaria do setor, que tinha 20 leitos, passou a ter 24, distribuídos em 12 quartos climatizados e com banheiros. Segundo Nahas, a enfermaria ficou mais humanizada, com “a cara de um quarto de hospital”.

Leila Pereira, segunda da esquerda para a direita, com a equipe do hospital

Os dois projetos incentivaram outros departamentos do HC a buscarem recursos de doações. Como o centro de engenharia e arquitetura, que coordenou os projetos financiados pelos empresários. Eles pretendem usar a experiência adquirida para desenvolver novos estudos e fazer novos projetos.

Crédito das fotos: Agnaldo Dias Correia/Núcleo de Comunicação Institucional do HCFMUSP

Comentários

Postagens mais visitadas