Stephen Hawking- Um vencedor!

O gênio completa hoje 76 anos, e continua ativo!


Tinha 21 quando foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo, sem atingir as funções cerebrais.

Na época, os médicos deram-lhe apenas dois anos de vida – de acordo com as estatísticas, a (ELA) costuma ser fatal para os seus portadores logo nos primeiros cinco anos. Hawking, considerado hoje um dos maiores físicos de todos os tempos, desafiou os números e vive há mais de 50 anos com a doença.

Mas a história deste génio podia ter sido muito diferente: em 1985, Hawking foi colocado em coma induzido, num hospital em Genebra, na sequência de uma pneumonia. Os médicos aconselharam a família a desligar o suporte de vida, mas a sua mulher, Jane, recusou.

“Os médicos achavam de tal forma que eu era um caso perdido que aconselharam a Jane a desligar a máquina. Ela recusou e fez questão que eu fosse transferido para Cambridge. As semanas que se seguiram foram as piores da minha vida”, disse o físico no documentário ‘Hawking’, em 2013.

Stephen Hawking acabou por se recuperar e continua a ser uma voz ativa na sociedade dos nossos dias. ‘Uma Breve História do Tempo’, seu livro mais conhecido, já vendeu mais de 10 milhões de exemplares e o físico continua a ser convidado para participar nas maiores e mais importantes palestras do mundo.

Fonte: BBC, sol.sapo.pt

Comentários

Postagens mais visitadas