Chinês paraplégico escala montanha de 495 metros em cadeira de rodas: 'Ainda posso fazer o que mais amo'
Atleta cadeirante é indicado a prêmio após escalar montanha em Hong Kong
Lai Chi-wai, de 35 anos, é o primeiro atleta chinês a ser nomeado para o prêmio Laureaus World Best Sporting, após ter escalado uma montanha de 495 metros em dezembro sentado numa cadeira de rodas.
Quatro vezes campeão do Campeonato Asiático de Escalada e primeiro vencedor chinês do torneio de esportes radicais X-Games, Lai, tinha uma carreira brilhante até um acidente de carro o deixar paralisado da cintura para baixo em 2011.
Apesar de suas limitações físicas, Lai tentou praticar uma série de esportes para cadeiras de rodas, como boxe, esgrima e tênis de mesa. Mas nada substituiu seu amor pela escalada.
Lai escala a Lion Rock (Foto: Reuters)
Lion Rock
"Adoro escalar a rocha. Antes tinha muito mais liberdade - eu podia ir a vários espaços de escalada indoor, ou se eu quisesse subir ao ar livre, podia fazê-lo sempre que quisesse. Mas agora que estou em cadeira de rodas, preciso considerar muitas coisas. É apropriado? É seguro? As pessoas poderão me ajudar?", conta.
Demorou meses para Lai se acostumar com suas novas limitações. Deixar de ser o melhor montanhista da Ásia para ficar preso a um cadeira de rodas foi muito difícil. No quinto aniversário do acidente, em 9 de dezembro de 2016, ele decidiu escalar a montanha Lion Rock, de 495 metros de altura, considerada um símbolo do espírito, persistência, resiliência e unidade de Hong Kong.
"Para mim, subir ao topo era realizar um sonho um sonho meu e também significava que poderia mostrar aos meus amigos e admiradores que superei um dos momentos mais difíceis da minha vida. Mesmo que esteja numa cadeira de rodas, posso desafiar outros esportes e ainda fazer o que mais amo ", disse Lai à agência Reuters.
Fonte: PlayGround BR / G1
Comentários
Postar um comentário