Sabe aquela história que diz "uma andorinha só não faz verão"...
A Incrível História Do Indiano Que Plantou Sozinho Uma Floresta De 550 Hectares E Virou Mini-Docpor

Em 2009, o fotógrafo e jornalista indiano Jitu Kalita quase foi atacado por um homem, enquanto andava por uma floresta na Majuli Island, no nordeste da Índia, perto da fronteira com o Butão. O homem se desculpou depois de perceber que Jitu era apenas um fotógrafo explorando a região.
O homem da floresta era Jadav Payeng, sujeito simples que vivia numa cabana, e que começou a plantar árvores na região aos 16 anos de idade, desde 1979. Atualmente, ele já plantou 550 hectares com suas próprias mãos. Payeng começou a interessar-se em ser um ambientalista ao descobrir os problemas de erosão do solo na Índia. De acordo com o Water Resources Management Journal, cerca de 175 milhões de hectares de terras indianas sofrem com os efeitos da erosão. Isso corresponde a pouco mais da metade do território do país.

A Majuli Island está situada no rio Brahmaputra, que se enche violentamente na temporada demonções e cobre a ilha por alguns meses lavando a região. Posteriormente, a água seca com o calor deixando a terra frágil e suscetível à erosão.
A ideia de Payeng é combater este processo plantando árvores para literalmente segurar a terra. Ele conta com o apoio do Ministério da Agricultura para plantar coqueiros, que além de evitar a erosão, estimulam a economia local e ajudam aproximadamente 150.000 pessoas que vivem na ilha.
Este homem notável obteve o título de “homem das florestas indianas” e de “cidadão de alto prestígio”, pelo seu enorme trabalho de preservação. Payeng espera que outras de suas ideias também sejam colocadas em prática com a ajuda de novos patrocinadores, já que as previsões dizem que se a erosão continuar, a ilha pode ficar completamente submersa em aproximadamente 20 anos.






Esta história é tão bela que rendeu um documentário. Saiba sobre a história deste herói no documentário de “William Douglas McMaster” no trailer abaixo:
Abaixo outro vídeo, legendado em pt/br:
Fonte: somosverdes.com.br / YouTube/Djalma Junior
Comentários
Postar um comentário