Um copo de leite!


Um dia, um rapaz pobre que vendia mercadorias de porta em porta para pagar seus estudos, estava com muita fome e só lhe restava uma pequena moeda no bolso.

Decidiu, então, que ao invés de tentar vender, iria pedir comida na próxima casa; porém seus nervos o traíram quando uma encantadora jovem lhe abriu a porta.

Em vez de comida, pediu um copo de água. A mulher percebeu que ele estava com fome e lhe deu um grande copo de leite. Ele bebeu devagar e depois lhe perguntou:

– Quanto lhe devo?
– Não me deve nada – respondeu ela. E continuou: – Minha mãe sempre nos ensinou a ajudar as pessoas.
– Pois te agradeço todo coração, a você e à sua mãe.

O rapaz saiu daquela casa não só refeito fisicamente, mas também com sua fé renovada em Deus e nos homens. Ele já havia resolvido abandonar os estudos devido às dificuldades financeiras que estava passando, mas aquele gesto de bondade o fortaleceu.

Anos depois, essa jovem mulher ficou gravemente doente. Os médicos locais estavam confusos. Finalmente a enviaram à cidade grande, para se tratar.

O médico de plantão naquele dia era o Dr. Howard Kelly, um dos maiores especialistas do país naquela área. Quando escutou o nome do povoado de onde ela viera, uma estranha luz encheu seus olhos e de pronto foi ver a paciente.

Reconheceu-a imediatamente e determinou-se a fazer o melhor para salvar sua vida, passando a dedicar-lhe atenção especial. Contudo, nada lhe disse sobre o primeiro encontro que tiveram no passado.

Depois de uma terrível batalha, eles finalmente venceram aquela enfermidade.

Ao receber alta, ela teve medo de ver a conta do hospital, porque imaginava que levaria o resto da sua vida para pagar por aquele tratamento tão caro.

Quando, finalmente, abriu a fatura, seu coração se encheu de alegria com estas palavras:

–Totalmente pago, há muitos anos com um copo de leite – ass.: Dr.Howard Kelly.” 

Só então ela se lembrou de onde conhecia aquele médico.

Um copo de leite, a verdadeira história.

Howard A. Kelly por DHL Rembski 
óleo na placa de tela, 37 por 31,5 polegadas, meados do século XX

Tenho muita fé em Deus e na humanidade e, mesmo minha fé abalada algumas vezes por coisas difíceis de se acreditar que tenham sido cometidas por um ser humano, textos como este tem o poder de restaurá-la. Pensando em como uma historia pode ser tão bela, resolvi investigar sua veracidade. E não é que ela realmente aconteceu!

A história, ainda que exagerada e distorcida para causar um impacto maior nas pessoas, não deixa de ser inspiradora.

O Dr. Howard Kelly ((1858-1943) foi um dos quatro médicos fundadores da John Hopkins, a primeira universidade de investigação médica nos Estados Unidos, e indiscutivelmente um dos melhores hospitais do Mundo. Em 1895, criou nela o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Ao longo de sua carreira, contribuiu para o avanço das ciências da ginecologia e da cirurgia, quer como professor, quer como médico. 

Ele não era pobre, muito pelo contrário. Sua família, além de custear-lhe os estudos, ainda lhe dava uma mesada de 5 dólares, valor considerável na época.

O futuro Dr. Kelly gostava de passear pelos campos e fazer grandes caminhadas. Um dia ele estava com muita sede e simplesmente pediu um copo d`água em uma fazenda e a moça lhe serviu o famoso copo de leite, puro e refrescante. Um tempo depois a jovem precisou de ajuda médica, foi atendida pelo Dr. Kelly e o bilhete agradecendo pelo copo de leite é verídico.

Dr. Kelly gostava de ajudar as pessoas, e de cada 4 tratamentos, 3 ele fazia de graça. Só cobrava de quem podia pagar e nunca deixou de atender um paciente por falta de dinheiro. Digasse de passagem, seus honorários eram caríssimos. Durante anos pagou uma enfermeira do próprio bolso para acompanhar seus pacientes e dar-lhes todo conforto necessário para passar pelo tratamento sem nenhum custo. Dr. Kelly era profundamente religioso.

Em suma, um verdadeiro exemplo, de médico e pessoa. 




Comentários

Postagens mais visitadas