História

História
O futebol chegou no Amazonas entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX, sendo que, em Manaus, era praticado basicamente por ingleses. Os primeiros clubes de Manaus surgiram ainda no inicio do século, sendo que recentemente foi descoberto por um pesquisador local aquele que pode ser o primeiro clube fundado no estado, o Racing Club Amazonense, em 13 de Maio de 1906. A existência desse e de outros clubes antes de 1914 mostra que o futebol no Amazonas surgiu bem antes do primeiro torneio estadual em 1914.

O campeonato só foi realizado pela primeira vez quase dez anos depois, já sem a existência do Racing. Era composta por cinco clubes principais e mais três ou cinco que integrariam a segunda divisão. Nessa época, o Manaos Athletic Club se orgulhava de ser composto unicamente por britânicos e se consideravam "Os imbatíveis". Neste mesmo período, o desenvolvimento do esporte foi chamando a atenção da elite jovem desportista da cidade.

Os jogos eram realizados nas praças públicas e no bosque municipal, geralmente acontecendo no final da tarde. O "horário nobre" dos jogos era às 16h30, quando os clubes chamados de "primeiros teams" se enfrentavam . Já nos demais horários, se enfrentavam os clubes dos segundos e terceiros "teams". Em alguns casos, os clubes dos teams adjacentes se enfrentavam em horários das 5h da manhã.

As praças e bosques públicos podiam ser requeridos junto à Intendência Municipal pelos clubes, e foi isso que o recém-fundado Athletic Rio Negro Club fez para ter direito a atual Praça da Saudade, onde fazia seus treinos, mandava seus jogos e eventualmente cedia para outros clubes. Nesta época as temporadas duravam quatro meses e não eram consideradas oficiais.

Por volta da década de 10, times como o Manaos A.C. já eram raros, o público interessado pelo futebol era crescente, e o esporte já era divulgado nos jornais locais. O número de equipes era também muito grande, e logo foi considerado o fato de ser necessário um torneio oficial no estado. Por isso, em 10 de janeiro de 1914 foi fundada a Liga Amazonense de Football, para gerenciar o Campeonato Amazonense de Futebol que teria sua primeira edição no mesmo ano.

De 1914 a 1963, período do amadorismo, muitos clubes surgiam e desapareciam, clubes outrora tradicionais e também os ligados à colônias estrangeiras hoje completam décadas afastados do futebol. Casos como o da União Esportiva Portuguesa, que extinguiu-se completamente pouco tempo atrás, afastado do futebol desde a década de 50 e representante dos portugueses, nascido da fusão de dois clubes lusos, um deles o Club Vasco da Gama, que participou do primeiro torneio estadual em 1914. Nesse tempo, surgiam as maiores rivalidades do futebol do estado, das desavenças e brigas pelas taças a partir dos anos 20, surgia o Clássico Rio-Nal e de um importante cisão nos anos 30 o Pai e Filho entre Nacional e Fast, que seria ao lado do Nacional a grande força do amadorismo depois do afastamento do Rio Negro, até os anos 70.

Daí em diante o futebol do Amazonas só cresceu, e teve seus anos áureos no período da década de 60 a meados do final da década de 80, com médias de público entre as melhores fora do eixo Sul-Sudeste. Os dias de Rio-Nal eram sinônimos de casa cheia, jogadores de renome sempre se apresentavam no estado. Além de Nacional e Rio Negro, clubes como Fast Clube e Olímpico Clube também tinham números expressivos de torcedores.

O maior palco do futebol amazonense foi o Estádio Vivaldo Lima, que foi demolido para dar lugar a Arena da Amazônia. Neste estádio foram vistos grandes públicos, histórias foram feitas e estórias propagadas. O futebol amazonense começou a decadência no final dos anos 80, com a criação do Clube dos 13 e o início da chamada "Era Dissica", que perdura por mais de 20 anos e tem como principal marca o afastamento do público dos estádios e a decadência do apoio aos atletas locais, o que tornou o nível técnico do campeonato piorado, cheio de goleadas gigantescas, afastamento de clubes tradicionais.

No ano de 1980, participaram pela primeira vez clubes do interior do estado, estes eram Penarol de Itacoatiara e Olaria de Humaitá, em 1995 o Princesa do Solimões de Manacapuru foi o primeiro a ser finalista do torneio e dez anos mais tarde, em 2005 o Grêmio Coariense foi o primeiro clube fora de Manaus a ser campeão.

Fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas