História do Princesa

A história...
Na metade do ano de 1971, o desportista Antônio Ribeiro da Silva (Coan) conversando com seu amigo Francisco Bezerra , expôs a idéia de fundar uma associação desportiva, um time de futebol para ser mais exato, uma vez que na cidade só havia um clube, o Manacapuru. No dia 18 de agosto do mesmo ano, nascia o Princesa do Solimões Esporte Clube.

Os primeiros meses foram difíceis, sendo os uniformes do time, produzidos pelas esposas de Antonio "Coan" e Bezerra, em máquinas de costura domésticas, mas o clube progrediu com a ajuda de Manoel Mendonça e José Costa que ajudaram o time financeiramente. Outros vieram depois, e foram muito importantes também, como o empresário João D'Angelo e o eterno presidente Carlos Bessa (Bessão).

Hoje o Princesa do Solimões se mantem disputando o Campeonato Amazonense graças ao jovem empresário Rafael Maddy, filho de Manacapuru e torcedor fanático do Tubarão.

Cronologia:

1969- Surgiu o time Jaca sendo a maioria dos jogadores base para o Princesa.
1970- Teve inicio o entendimento para a formação da fundação do Princesa e também a formação do 1º time.
1971- No dia 18 de agosto, foi fundado de fato e de direto o Princesa do Solimões, com o registro em cartório e passando a ter personalidade jurídica.
1975- Foi iniciado a estrutura administrativa da L.M.F (Liga manacapuruense de Futebol) em nível local com composição de sua diretoria e passou a organizar o campeonato local.
1977- O Princesa do Solimões foi campeão amador com a participação do Nacional do Marrecão, Disbem, Operário, MEC, Mura, São Francisco e Valência.
1978- L.M.F foi fundada de fato e de direito e registrada em cartório e junto a FAF.
1984- Teve inicio a formulação do requerimento que solicitou o registro do Clube Princesa do Solimões na FAF e junto a CBF.
1985- No final de 1985 foi concedida a aprovação do registro solicitado, passando o Princesa do Solimões de um Clube amador para profissional.
1986- O Princesa fez inscrição junto a FAF para disputar o 1º campeonato como profissional.
1987- O Princesa do Solimões estreia no campeonato amazonense profissional.
Fonte: Francisco Bezerra (Fundador)
1ª Diretoria
  • 1º Presidente – Manoel Francisco (agente da CELETRA),
  • Vice – Presidente – D’Angelo (presidente da COMAP),
  • 1º Secretário – José Costa (tabelião do 1º oficío),
  • 1º Tesoureiro – Francisco Bezerra (professor),
  • 2º Tesoureiro – Manoel Mendonça (comerciante),
  • Diretor de Esporte – Antônio Ribeiro (COAN) (comerciante)
  • Conselho Fiscal – Edmilton Mady, Pedro Leite.
Saiba mais sobre o Princesa do Solimões AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas