Copa do Brasil 2016

Na sede da CBF, sai sorteio da Copa do Brasil com os duelos da primeira fase da competição (Foto: Monique Silva)
Caíram as bolinhas. Saiu o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2016. Na tarde desta segunda-feira, a CBF anunciou na sua sede, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, os confrontos da primeira fase da competição. Os critérios para o chaveamento foram os mesmos do ano passado. Novamente serão 86 clubes na disputa. Tal como ocorreu em 2015, os cinco clubes que participarão da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, atual campeão da competição nacional, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo) entrarão direto nas oitavas de final. O Internacional, melhor colocado no Brasileirão excluindo o G-4, também entra nas oitavas. E na ausência deles, os 10 clubes que compõem o Grupo A, dos mais bem ranqueados, são a maior atração. Os confrontos contra os clubes do Grupo E serão os seguintes: Cruzeiro x Campinense-PB, Santos x Santos-AP, Flamengo x Confiança-SE, Fluminense x Tombense-MG, Vasco x Remo-PA, Atlético-PR x Brasil de Pelotas-RS, Botafogo x Coruripe-AL, Coritiba x Guarany-CE, Goiás x River-PI e Figueirense x Lajeadense-RS.

A maior curiosidade no sorteio ficou por conta do duelo entre dois xarás. O Santos, atual vice-campeão da Copa do Brasil, irá ao Amapá encarar o Santos local. O Flamengo, campeão da competição em 2013, vai a Sergipe enfrentar o Confiança. 

Veja aqui os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil

Os times mandantes jogarão a segunda partida em casa. Se vencerem o primeiro confronto, no campo adversário, por dois ou mais gols de diferença, se classificam automaticamente para a próxima fase, sem necessidade de outro jogo.

O Ranking Nacional de Clubes de 2016 (RNC), divulgado em dezembro, foi a base para o sorteio. A CBF dividiu os 80 clubes participantes da primeira fase em dois grandes blocos formados conforme suas posições no ranking. Cada bloco foi subdividido em quatro grupos de 10 clubes cada, também elaborados de acordo com o RNC. Equipes de um mesmo grupo não se enfrentam até as oitavas de final, quando novo sorteio é feito.

Duelos estaduais
A primeira fase da Copa do Brasil 2016 reserva duelos entre times da região norte. Na etapa inicial da competição, o Galvez vai encarar o Rio Branco no Acre e, em Belém, no Pará, Independente e Paysandu disputam uma vaga.

A segunda fase pode contar com mais dois grandes duelos regionais. Pela Chave 3, o Náutico pode encarar o Santa Cruz, caso as equipes passem por Vitória da Conquista e Rio Branco-ES, respectivamente. Outro possível confronto é entre ABC e América-RN, que enfrentam Goianésia e Gama pela Chave 1. Com times do mesmo estado, o Aparecidense pode encarar o Atlético-GO na segunda fase, enquanto Atlético-PR e Paraná podem se encontrar na terceira.

Comentários

Postagens mais visitadas