Pesquisa comprova, Princesa do Solimões tem a maior torcida do interior e a 4ª em todo o Estado.

Flamengo atrai grande torcida quando joga em Manaus.Foto: Sandro Pereira
Os clubes de futebol do Rio Janeiro e São Paulo: Flamengo, Vasco, Corinthians e São Paulo, respectivamente, lideram a preferência dos torcedores do Amazonas. Para salvar os times locais, o Nacional vem em quinto lugar nesta lista de popularidade. É o que aponta o levantamento da empresa Action Pesquisas de Mercado, realizada entre os dias 20 e 24 de abril deste ano, com 728 pessoas residentes em Manaus, na qual 365 (50,1%) dos entrevistados afirmaram acompanhar futebol no geral. A pesquisa foi encomendada pela Associação dos Clubes Profissionais do Amazonas (Acpea).

Dos indivíduos da amostra interessados por futebol, apenas 6% afirmaram, espontaneamente, torcer por algum time amazonense. O Flamengo é o time do coração de 45,8% dos torcedores da capital do Amazonas. Na sequência vêm o Vasco, com 19,5%, o Corinthians, com 9%, e o São Paulo fica com 7,9% entre os clubes de fora do Estado mais populares.

Na quinta posição da preferência das torcidas, com 4,1%, o Nacional quebra a hegemonia dos clubes cariocas e paulistas ao ser o mais bem colocado entre as agremiações do Amazonas. O Leão da Vila, atual bicampeão do Amazonense e maior detentor de títulos (43) estaduais, está acima dos clubes da Série A do Brasileiro: Palmeiras (3,3%), Botafogo (2,5%), Santos (1,9%) e Fluminense (0,8%).

Depois do Naça, o segundo clube local que aparece como mais cotado pelos torcedores é o São Raimundo, que está em 10º lugar, com 0,8%, empatado com o Tricolor Carioca. Os outros clubes do Estado atraem somente 0,5% do coração das torcidas de Manaus, entre os quais Rio Negro, Fast Clube e Princesa do Solimões. Curiosamente, é a mesma porcentagem de Grêmio (RS) e Paysandu (PA). Os demais times, que não são especificados pela pesquisa da Action, correspondem a 1,6%.

Em um ranking com apenas clubes do Amazonas, o Nacional se mantém na ponta ao atrair 43,6% de 75,7% das pessoas que declararam torcer por um time local. O Leão fica bem distante do segundo lugar, o São Raimundo, que tem 9%; do Rio Negro, terceiro colocado com 6,6%; e do Princesa do Solimões, de Manacapuru, que ficou na quarta posição, com 6,3%. O quinto colocado é o Fast, com 5,8%. Fundado há dois anos, o Manaus FC mal aparece no gosto dos torcedores, com modesto 0,3%, e abaixo de Nacional Borbense (1,4%) e Penarol (0,5%).

A pesquisa da Action revelou algumas curiosidades. No grupo dos torcedores que dividem duas paixões no futebol, uma nacional e outra local, o Nacional é a preferência de 47,3% dos flamenguistas e 77,8% dos botafoguenses, 42,4% dos corintianos e 41,4% dos são-paulinos. De torcedores do Palmeiras e São Paulo, respectivamente, 41,7% e 20,7% preferem, no Amazonas, o São Raimundo. Entre os vascaínos, 14,1% torcem para o Rio Negro.

Fonte: d24am.com

Comentários

Postagens mais visitadas