Barezão 2016: clubes propõem grupo único e mata-mata a partir das quartas

Nacional e Princesa fizeram a final do Amazonense de 2015. Título ficou com o Leão da Vila (Foto: Marcos Dantas)
Associação dos Clubes Profissionais do Amazonas (ACPEA) continua em busca do melhor formato para o Campeoanto Amazonense de 2016. Após aprovar em votação a competição de 2016 com 15 times e propor o torneio para o segundo semestre, nesta terça divulgou uma provável forma de disputa. 

De acordo com o presidente da ACPEA, Cláudio Nobre, o Barezão 2016 deverá ser realizado da seguinte forma. Na primeira fase, os 15 participantes integrarão apenas um grupo, em pontos corridos, em turno único. Cada time jogará o mesmo número de vezes dentro e fora de casa. Os oito melhores classificados avançarão às quartas de final, sendo 1º x 8º, 2º x 7º, e assim sucessivamente. As fases eliminatórias serão disputadas em jogos de ida e volta.

- Em reunião com os representantes dos clubes, essa proposta foi escolhida pela maioria dos dirigentes. Nós até recebemos outra proposta, mas nada que mudasse muito. A única diferença é que as fases eliminatórias seriam realizadas em jogos únicos - disse o presidente.

Cláudio, além de comentar sobre a forma de disputa, deu a entender que o Estadual deverá realmente ser realizado a partir de agosto.
Cláudio Nobre projetou o formato do Campeonato Amazonense de 2016 (Foto: Isabella Pina)
- Nós mandamos um ofício para a FVO (Fundação Vila Olímpica, órgão responsável pela manutenção dos estádios amazonenses) pedindo a confirmação de até quando os estádios poderão ser utilizados. Mas em conversa com o Aly (Almeida, diretor-presidente da FVO), ele foi bastante enfático ao dizer os locais seriam entregues a Fifa e Comitê Olímpico (COI) em março. Também mandamos uma ata à FAF e vamos marcar uma reunião para bater o martelo - concluiu.

Aly Almeida confirmou que a entrega da Arena da Amazônia, Ismael Benigno (Colina) e Carlos Zamith (Coroado), a princípio, será no mês de março de 2016. O dirigente enfatizou que a concessão é uma determinação da Fifa e do COI.

- Nós lutamos a beça para trazer as Olimpíadas para cá e agora vamos ficar dificultando? O que eles determinarem, eu farei. O Campeonato Amazonense não é prioridade. A nossa prioridade é os Jogos do Rio 2016 - disse.

Times do campeonato
Além dos 10 times que disputaram o estadual deste ano (Nacional, Fast, Princesa, Penarol, São Raimundo, Manaus, Borbense, Iranduba, Rio Negro e Operário), além do restante que estão filiados à Federação Amazonense de Futebol e aptos a jogar (Holanda, Sul América, Cliper, Tarumã e CDC Manicoré).

Comentários

Postagens mais visitadas