FAF extingue acesso e abre brecha para ‘virada de mesa’

Uma semana depois de afirmar que não permitiria a mudança sugerida pela Acpea, Dissica volta atrás e abre brecha para Estadual com mais clubes.Foto: Bruno Elander
A 1ª edição da Copa Amazonas, que terá a participação de cinco clubes disputando a segunda vaga do Estado para a Copa Verde de 2016 e foi adiada de setembro para o dia 10 de outubro, não servirá mais como divisão de acesso para a Série A do Amazonense do próximo ano. 

Com esta determinação, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério Tomaz, descumpre os Artigos 60 e 61 do regulamento do próprio Estadual deste ano ao voltar atrás, uma semana depois, na decisão de inviabilizar a criação de um certame com 15 times, cinco a mais em relação à última temporada. Os referidos artigos determinam que os dois clubes últimos colocados, obrigatoriamente, serão rebaixados e “se juntarão a Tarumã, CDC Manicoré, Clipper, Sul America e Holanda e, obrigatoriamente, terão que disputar a Copa Amazonas de 2015, que também será a fase preliminar (acesso) do Campeonato Amazonense de 2016”. 

Na semana passada, Tomaz revelou ao D24AM que iria descartar a proposta sugerida pela Associação dos Clubes Profissionais do Amazonas (Acpea) de um Estadual com mais clubes em 2016. O cartola da FAF justificou a mudança de discurso alegando que a Série B, que era a divisão de acesso e seria substituída pela Copa Amazonas, foi extinta em assembleia geral, em abril. Com a federação e a associação entrando em acordo pelo descumprimento do regulamento e permitindo um Estadual com até 15 equipes, Rio Negro e Operário, anteriormente rebaixados este ano na Série A local, podem se inscrever diretamente para a divisão de elite do próximo ano. 

“Como existe um fato novo, como a exclusão da Série B, a lei permite que se modifique o regulamento. Existe essa abertura. Afinal, se não tem divisão de acesso, os clubes podem disputar a primeira. Senão, podem entrar na Justiça e criar um problema judicial grande”, analisou o dirigente, sem citar qual lei permite a mudança. “Mas a forma da competição será diferenciada. Discutiremos no decorrer do ano até novembro. Não será mais no sistema de jogar 15 jogos no primeiro turno e mais 15 no segundo turno, deste jeito a competição vai durar muitos meses e pode causar o afundamento de algumas equipes no aspecto financeiro”, completou Tomaz.

O vice-presidente da comissão de direito desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil/Amazonas (OAB/AM), Marcelo Amil, que, no dia 14 de maio, enviou nota oficial para a imprensa contestando a possibilidade de a final do Amazonense ter ingressos mais caros que o estabelecido pelo regulamento do torneio, disse, agora, que vai aguardar a FAF formalizar as mudanças no regulamento e, consequentemente, da Copa Amazonas, para decidir se a entidade irá tomar alguma atitude. “Preciso checar se a decisão foi da associação ou da FAF, se a FAF tornar oficial e baixar um edital formalizando, vamos discutir e tomar uma decisão. Não tomamos juízo de valores”, declarou Amil.

Copa entre os dias 10 e 30 de outubro
Em uma reunião na sede da FAF, nesta sexta-feira à tarde, os clubes participantes da Copa Amazonas definiram tabela de jogos e sistema de disputa do torneio. Cinco times oficialmente estão confirmados: Fast Clube, Manaus FC, Operário, Holanda e Nacional Borbense.

A federação e os dirigentes dos times determinaram que, praticamente, todos os jogos serão disputados em Manaus. A única partida programada para o interior será na segunda rodada, entre Fast e Operário, no Estágio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, em Manacapuru, segundo informou o presidente da Acpea e vice-presidente do Tricolor, Cláudio Nobre. “E não terá mais limite de idade. A Copa não será Sub-21, mas todos os clubes informaram que vão contratar jogadores da idade de Juniores”, disse Nobre.

Conforme o dirigente, na reunião ficou acertada que a Copa Amazonas será disputada em cinco rodadas, de 10 a 30 de outubro, pelo sistema de pontos ganhos. Os dois primeiros colocados avançam para a final que será realizada em apenas um jogo. O clube primeiro colocado jogará com a vantagem do empate na briga pelo título e a última vaga do Amazonas para a Copa Verde de 2016. A primeira vaga é do Nacional, campeão estadual deste ano.

A abertura será disputada em rodada dupla no Estádio Carlos Zamith, no Coroado. Manaus FC e Operário fazem o primeiro jogo, às 16h30, e, na sequência, Fast e Holanda, às 19h.

Fonte: d24am.com

Comentários

Postagens mais visitadas