Copa Amazonas: Veja a situação dos prováveis participantes do torneio

Dia 20 de julho, segunda-feira. Essa é a data limite para os clubes confirmarem presença na Copa Amazonas, competição que indicará a 2ª vaga do estado à Copa Verde de 2016. A cinco dias do fim do prazo, o problema é que ainda rola muitas dúvidas em relação a realização do torneio. Vai ter? Quem vai competir? Uma reunião da Associação dos Clubes Profissionais do Estado do Amazonas (ACPEA), que ocorrerá provavelmente nesta quinta-feira, na sede do Rio Negro, colocará todas as questões em pauta.

De acordo com o diretor técnico da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ivan Guimarães, a competição começará no início de outubro e se prolongará até dezembro. O dirigente explicou que regulamento, forma de disputa e outras informações serão definidas em uma reunião programada para o dia 24. 

- Mas antes, estamos esperando a confirmação dos clubes. Só quando tivermos o número de participantes é que sentaremos (no dia 24) para definir tudo - completou Ivan.
Representantes da ACPEA demonstram dúvida em relação a Copa Amazonas (Foto: Gabriel Mansur)
Enquanto não é definido o número de times, o GloboEsporte.com conversou com a maioria dos dirigentes dos 15 times convidados e buscou informações acerca da posição de cada um deles. São Raimundo, Iranduba, CDC Manicoré e Tarumã não responderam as ligações. Cliper, que demonstrou irritação com a proposta da FAF de extinguir a Série B, preferiu não comentar sobre o assunto.

Veja como está a situação dos demais times

NACIONAL NÃO PRECISA
A verdade é uma só: campeão amazonense, o Leão da Vila Municipal já tem vaga garantida na Copa Verde de 2016, portanto a ''seletiva'' baré não valeria nada para o time. Outro fato que pode contribuir com a não participação do Mais Querido na etapa estadual é a Série D do Campeonato Brasileiro, torneio que o Nacional está disputando e seguirá paralelamente com a Copa Amazonas.

- Rapaz, o nosso foco é apenas a Série D. Porque a verdade é que a Copa Amazonas não vale nada para nós, apenas um título simbólico. Ainda não sei se vamos participar, mas se entrarmos, é capaz de a gente entrar com a equipe de Juniores - disse o presidente do Clube, Mário Cortez.

PRINCESA QUASE CERTO
O presidente do Tubarão do Norte, Holofernes Leite, o Loló, apesar de não ter confirmado vaga no torneio, afirmou que está tudo encaminhado para a participação da equipe. Segundo ele, caso entre, será com a base do grupo que disputou o Barezão.

- Vamos fazer uma reunião interna para decidir nossa participação ou não na Copa Amazonas. Mas é provável que a gente entre, e com o plantel principal, com a base dos jogadores que disputaram o Campeonato Amazonense - disse o mandatário.

FAST CONFIRMADO
O Tricolor de Aço, por meio do vice-presidente do clube, Cláudio nobre, foi um dos únicos que deu certeza sobre a participação. O Rolo Compressor entrará na disputa com o Juniores.

- O Fast vai se inscrever, pois não apoio o que aconteceu ano passado, o classificado tem que ganhar a vaga no campo (em 2014, o Princesa ficou com a 2ª vaga pois levou o vice-campeonato do Estadual). E se apenas o Fast confirmar inscrição, avalio que a vaga deva ser nossa, porque esse é o combinado - disse Nobre.

PENAROL CONFIRMADO
No meio das eleições para presidente, o Penarol é mais um clube que recebeu ofício pedindo a confirmação na Copa Amazonas. O GloboEsporte.com inicialmente buscou informações com a atual presidente do clube, Patrícia Serudo. De saída do cargo, a mandatária preferiu não responder sobre. No entanto, quem opinou e confirmou presença na competição foi Ila Rabelo, provável sucessor de Patrícia.

- Nós vamos participar sim. E vamos com o time principal, sendo a base originada do elenco que disputou o Amazonense deste ano. A Copa é oficial, vale vaga à Copa Verde, não é brincadeira não - ponderou Ila.

MANAUS CONFIRMADO
Sem dúvidas que a competição será realizada, o presidente do Manaus, Luis Mitoso, foi outro a confirmar vaga no torneio. Porém, o mandatário foi objetivo: ''Vamos participar com a categoria de base''.

- A competição está no regulamento. Ou seja, que vai ter a copa eu não tenho dúvidas. Demos ok, mas vamos participar com a categoria de base. Pode ter novidade até lá, alguns reforços, mas é a base principalmente - falou Mitoso.

BORBENSE QUASE FORA
Em crise financeira depois do atraso do repasse do governo aos clubes que disputaram o Campeonato Amazonense, o presidente do Camaleão, Rodenílson Sá, acredita que o time não deva entrar na disputa. Mas, segundo ele, a opinião ainda pode ser mudada.

- Eu acho que será difícil a nossa participação. Não temos dinheiro. Além do que a Copa Amazonas foi uma decisão tomada apenas para os times de Manaus, que jogarão em casa. Nós vamos ter gastos com alimentação, viagem, hospedagem. Acho que não vale a pena - frisou Sá.

RIO NEGRO NA DÚVIDA
Para o vice-presidente do Galo da Praça da Saudade, Rafael Melo, a realização do torneio ainda é muito duvidosa. O dirigente, que não confirmou a presença do time caso ocorra a Copa Amazonas, frisou que as informações acerca da competição estão muito oficiosas ainda.

- Não tem como confirmar. Os custos são muito elevados, tivemos uma experiência com o Amazonense deste ano. Experiência muito ruim. Temos um compromisso de saudar dívidas e pendências, que ficaram em outras administrações. Se realmente sentirmos que dá para participar, entramos. Vamos esperar a reunião da Associações dos Clubes (Profissionais do Estado do Amazonas). A Copa Amazonas está muito indefindo ainda. A FAF extinguiu uma Série B. Então, a nível de regulamento, a gente entende que a Copa Amazonas é uma seletiva, as coisas ainda não estão oficias, estão oficiosas. 

OPERÁRIO INDECISO
Assim como as equipes que ficaram mais abaixo da tabela de classificação durante o Campeonato Amazonense, o Sapão, com algumas dívidas, não confirmou presença.

- Não como entrar numa competição sem recurso, mas quem sabe. Vamos ver o que vai ficar decidido depois da reunião (com a ACPEA) - disse Beto Ferreira, presidente do time.

IRANDUBA AINDA NÃO SABE
O time ainda não sabe se vai ter condições de participar da competição. Segundo o diretor de futebol, Edu Lima, a certeza sairá até o final desta semana.

SUL AMÉRICA FORA
O Sul América, por meio do presidente Luis Costa, foi o único a dar certeza negativa: ''Não vamos participar do torneio''. Segundo o mandatário, o clube não tem condições de bancar 
com a despesa.

Comentários

Postagens mais visitadas