Nacional vence e amplia vantagem para última partida da decisão do Estadual

O jogo de volta acontece no próximo sábado.Foto: Caio Pimenta
No primeiro jogo da final do Campeonato Amazonense deste ano, a vitória do Nacional por 1 a 0 sobre o Princesa do Solimões, neste sábado à tarde, na Arena da Amazônia, em Manaus, ampliou a vantagem técnica do Leão da Vila, que joga por dois resultados iguais por ter a melhor campanha da fase classificatória. Assim, o Naça pode perder por até um gol de diferença na partida de volta, no próximo sábado (20), novamente na Arena, para faturar o 43º título do clube no Estadual.

Apesar do triunfo, o jogo decisivo do Nacional pode ser dividido num primeiro tempo sem emoções e um segundo tempo mais aguerrido de ambos os finalistas. Mas nos sete primeiros minutos da etapa inicial, o goleiro Rodrigo Ramos não teve nenhum trabalho. O time do Naça recuou o Princesa no campo de defesa e não deu brechas para o adversário avançar para o meia Fininho tentar armar o ataque perto de pequena área.

Com a vantagem técnica, os jogadores do Leão da Vila estavam mais preocupados em cadenciar a bola e fechar na marcação sem tentar lances mais ofensivos. Mas aos 11 minutos, o atacante Júnior Paraíba recebeu passe na grande área e quando avançava para finalizar acabou derrubado por Deurick.

A equipe do Nacional desperdiçou boas chances de marcar o primeiro gol. Aos 13 minutos, o meia e artilheiro do clube azulino, Charles, errou na pontaria e na força ao chutar a bola em direção a meta do goleiro Rascifran, do Tubarão. O time de Manacapuru só ameaçava com cobranças de faltas e quando o ágil Edinho Canutama driblava a zaga adversária.

Aos 20 minutos, o lateral-direito Lei saiu do canto direito do campo e rapidamente chegou perto do goleiro do Nacional. Mas falhou no chute e não assustou Rodrigo Ramos com a finalização.

Mas a pressão do Princesa apareceu na metade do primeiro tempo. Aos 30 minutos, o atacante Léo Paraíba cobrou escanteio, pela direita, e na hora de tentar acertar a bola o meia Douglas se chocou com Rodrigo Ramos. Após ser atendido fora de campo, o armador voltou com uma toca de proteção na cabeça.

O Leão da Vila reagiu, aos 38 minutos, num cruzamento rasteiro da bola por Charles, pela direita. Bem atento, o goleiro Rascifran defendeu com tranquilidade. O Nacional protagonizou as melhores oportunidades de gols próximo do final do primeiro tempo, mas o placar permaneceu inalterado para o intervalo.

No segundo tempo, os times do Nacional e Princesa despertaram e resolveram sair do empate sem gols com posturas ofensivas. Aos três minutos, o meia Charles deu passe perto da área para Júnior Paraíba, que num chute rasteiro por um triz não fez um gol quando a bola rebateu na lateral da trave.

O Naça tinha mais poder de fogo e jogava bem mais nos contra-ataques. E aos dez minutos, Charles numa cobrança de escanteio certeira fez a bola encontrar a cabeça do zagueiro Maurício Leal, que cortou para o fundo das redes adversárias e marcou 1 a 0. O gol empolgou mais o time do Leão da Vila e o mesmo Charles quase ampliou a vitória parcial, aos 12 minutos, com a bola batendo novamente na lateral da trave.

Mesmo na pressão para reverter a reforçada vantagem técnica do Nacional, a equipe do Tubarão poucas vezes avançou para finalizar. Uma das ameaças ocorreu, aos 25 minutos, com o atacante Nando, que havia entrado no lugar de Carlinho, chutando forte a bola e o goleiro Rodrigo Ramos anulando o risco numa bela defesa.

Nos minutos finais, o Leão deixou o time de Manacapuru pressionar transformando a decisiva partida num confronto de defesa versus ataque. O Princesa desesperadamente buscou ao menos um gol de empate e ficou apenas nas intenções. O jogo encerrou com a vitória do Nacional.

Diogo Rocha / portal@d24am.com

Fonte: d24am.com

Comentários

Postagens mais visitadas