Nacional entra com pedido de exame antidoping para final do Amazonense

No ano passado, Nacional e Princesa do Solimões fizeram a final do Campeonato Amazonense. Nos dois jogos, o Naça exigiu que fosse feito exame antidoping. “Por questão de profissionalismo”, garantiu a diretoria da equipe à época. Mas o pedido chegou a mexer com os nervos da equipe do Princesa do Solimões, que entendeu como afronta. Águas passadas. 

Mas Nacional e Princesa se reencontram na final do Barezão de 2015 e, mais uma vez, o Leão fez o pedido à CBF para que os exames fossem feitos. Com isso, em cada jogo, nos dias 13 e 20 de junho, dois atletas de cada time (um titular e um reserva) serão escolhidos por meio de sorteio para fazer o exame de urina.

Nas finais de 2014 o Nacional também pediu exames antidoping (Foto: Isabella Pina)
- Nós realizamos tudo de forma bastante transparente, com o acompanhamento de médicos de ambas as equipes. O exame é feito após o jogo, enviado para São Paulo e, em menos de dois dias, o resultado já está pronto – explicou o Dr. Francisco Malheiros, membro da equipe de doping que representa a CBF no Amazonas.

No último ano nenhum dos exames apontou alterações. Ainda segundo o médico, o laboratório só sinaliza o resultado caso haja alguma substância ilegal. Caso contrário, ‘segue o jogo’.

- É tudo muito sigiloso. Caso, e somente caso surja alguma alteração, o laboratório comunica à CBF, que comunica à federação local, que fica encarregada de entrar em contato com o clube responsável. Mas isso, em todos os anos em que faço parte desta equipe no Amazonas, nunca aconteceu – concluiu Malheiros.

Como o Nacional é o solicitante do exame, é ele o responsável por arcar com os custos. O Princesa, já notificado, precisa atentar-se apenas à solicitação da equipe de doping para que apresente, antes da partida, uma lista com todos os medicamentos consumidos pelos seus atletas nos últimos dias.

O primeiro jogo da final do Amazonense, entre Nacional e Princesa do Solimões, acontece neste sábado (13), na Arena da Amazônia, às 15h (horário local).

Comentários

Postagens mais visitadas