Confira a seleção do Campeonato Amazonense do Globo Esporte

O Campeonato Amazonense 2015 chegou ao fim e ficaram as boas lembranças de jogos emocionantes, disputas aguerridas e jogadas que entraram para a história. Nem só de flores fez-se o caminho, mas dentro de campo, espalhados pelos clubes mais fortes, atuaram os jogadores escolhidos a dedo pelo GloboEsporte.com para integrar a seleção do campeonato.

Para entender como funciona é fácil: cada um dos 4 integrantes da equipe do GE Amazonas montou o seu selecionado e ao fim os jogadores mais votados entraram na seleção do campeonato, que joga no 4-4-2. Teve discordância? Sim! Teve discussão acalorada? Com certeza! Mas também teve unanimidade e até empate. No fim, o time montado foi esse:

GOLEIRO
Rodrigo Ramos foi escolhido o melhor goleiro (Foto: Marcos Dantas)
Rodrigo Ramos (Nacional) - 4 votos (unanimidade)
São 35 anos com a vitalidade de um garoto. Rodrigo Ramos, o "paredão" do Nacional participou de 20 jogos e ficou no banco apenas duas vezes. Nos dois jogos da decisão, fez defesas primordiais em momentos críticos das partidas. No segundo jogo, por exemplo, ele defendeu uma bicicleta de Nando, na entrada da pequena área, evitando que o Princesa saísse na frente e voltasse de vez à disputa. Na votação do GloboEsporte.com bateu o goleiro Victor, do Operário e o vice campeão Rascifran, do Princesa.

LATERAL DIREITO
Getúlio foi o mais votado na ponta direita (Foto: Adeilson Albuquerque)
Getulio (São Raimundo) - 3 votos
Se o São Raimundo foi um dos exemplos de superação do campeonato, por ter lutado por uma vaga no G4 até o fim da primeira fase com tantos problemas fora de campo, Getulio pode ser considerado a cara deste time. Na lateral direita, ele tanto defendeu quanto atacou com qualidade, e ninguém pode reclamar de falta de vontade. Na votação do GloboEsporte.com bateu Peter (Nacional) e Amaral (Fast).

ZAGUEIROS
Maurício Leal (esq.) e Gilson (Foto: Sérgio Rodrigues/Marcos Dantas)
Maurício Leal (Nacional) - 3 votos 
Gilson (Princesa) - 4 votos (unanimidade)
A zaga perfeita reúne força, técnica e liderança. Maurício Leal e Gilson se destacaram o campeonato inteiro pela regularidade, jogando com lealdade e fazendo o famoso "feijão com arroz", eles chegaram longe. O primeiro fez até gol na decisão, enquanto o segundo era sempre o escolhido para "segurar o rojão" nos momentos difíceis. Na votação do GloboEsporte.com, Maurício Leal bateu Ediglê e Márcio Arbahão, do Fast, enquanto Gilson foi eleito melhor que Robinho, do Nacional, e Deurick, do Princesa.

LATERAL ESQUERDO (EMPATE)
Rodrigo Ítalo (esq.) e Romarinho foram destaques do Fast pela lateral esquerda (Foto: Isabella Pina/Marcos Dantas)
Rodrigo Ítalo e Romarinho (Fast) - 2 votos
Há conflitos nessa vida cuja solução simplesmente não existe. Não adianta dizer para um argentino que Pelé é melhor que Maradona ou para um português que Messi é melhor que Cristiano Ronaldo. São justamente essas discordâncias que rendem tanto assunto nos bares da vida. Foi o que houve neste caso. Rodrigo Ítalo defende bem, mas no ataque deixa um pouco a desejar, enquanto Romairnho, que é lateral de origem, se destaca mais jogando como ponta. Os dois ajudaram o Fast a chegar nas semifinais e tanta equivalência rendeu o único empate da seleção do campeonato. Na votação do GloboEsporte.com, Rodrigo Ítalo e Romarinho bateram Jaime, do Princesa e João Rodrigo, do Nacional. 

VOLANTES
Adonias (esq.) e Dinamite (Foto: Isabella Pina/Marcos Dantas)
Adonias (São Raimundo) - 4 votos (unanimidade) 
Roberto Dinamite (Fast) - 2 votos
Um meio forte é aquele com uma marcação forte e uma boa saída de jogo. Esse miolo deve ser formado por jogadores que saibam marcar como verdadeiros zagueiros, mas com habilidade o suficiente para vestir a 10 do time. É o caso de Adonias e Dinamite. O primeiro acabou ficando na fase de classificação, mas acabou aclamado pela torcida, justamente pelo bom campeonato que fez. Já o camisa 8 do Fast fez uma boa primeira fase, mas ficou devendo no mata-mata. Na votação do GloboEsporte.com, Adonias bateu Dênis, do Nacional e Rondinelli, do Fast, enquanto Dinamite foi eleito melhor que Felipe Manoel, do Nacional, e Delciney, do Princensa.

MEIAS
Charles (esq.) e Neto (Foto: Marcos Dantas/Gabriel Mansur)
Charles (Nacional) - 4 votos (unanimidade) 
Neto (São Raimundo) - 4 votos (unanimidade)
Se você é daqueles que acha que toda unanimidade é burra, então cometeria o erro de não ficar de olho nesse meio de campo da seleção do campeonato. Neto, do São Raimundo por exemplo, se destacou qualidade nos passes e pela visão de jogo privilegiada, enquanto Charles, do Nacional, chegou com o bonde andando e foi logo sentando janela. Diferenciado, ele se especializou nos passes de qualidade servindo seus companheiros, mas também não perdoava quando tinha chance. Tanto que quase brigou pela artilharia, fazendo ainda o gol do título do Leão da Vila Municipal. Na votação do GloboEsporte.com, Neto desbancou Fininho, do Nacional, e Rosembrick, do Fast, enquanto Charles bateu Michel Parintins, do Fast, e Leozinho, do Penarol. 

ATACANTES
Léo Paraíba (esq.) e Charles (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Rodrigues)
Léo Paraíba (Princesa) - 2 votos 
Charles (Fast) - 4 votos (unanimidade)
Os homens mais importantes do jogo, aqueles que são responsáveis por mudar o placar, devem ser precisos, com habilidade e jogo de cintura o suficiente para invadir defesas e ficar a bandeira no território adversário. Os dois atacantes escolhidos para a seleção do campeonato se destacaram mais na primeira fase da competição, mas atuaram bem o suficiente para figurar entre os melhores do campeonato. Léo Paraíba, por exemplo, foi tão bem que despertou olhares de outros clubes (Remo) e já estava como destino encaminhando antes mesmo do fim da disputa. Já Charles fez gols para dar e vender. Para o azar dele e do Fast, nenhum deles foi contra o Princesa, nas semifinais, o que acabou encurtando sua participação no campeonato. Mesmo assim, ele foi o artilheiro da competição. Léo Paraíba bateu Edinho Canutama (Princesa) e Wanderley (Nacional). Já Charles, foi mais votado que Tetty (Penarol) e Jefferson (Nacional Borbense).

TREINADOR
Aderbal Lana, treinador do Nacional (Foto: Marcos Dantas)
Aderbal Lana (Nacional) - 3 votos
Fica difícil não eleger Aderbal Lana o melhor treinador do campeonato, após tantos jogos. Ele chegou com a competição em andamento, após uma traumática eliminação na Copa Verde, e não permitiu que o elenco do Nacional deixasse a peteca cair. Com Lana no banco de reservas, o Bahia cortou um dobrado para eliminar o Nacional na Copa do Brasil. No Amazonense, foram 19 vitórias, sendo 15 delas seguidas. Na votação do GloboEsporte.com, Lana foi o único a ser votado além de Eduardo Clara, que comandou o São Raimundo.

REVELAÇÃO
Ronan (Rio Negro) - 4 votos (unanimidade)
Jovem, veloz e versátil. Ronan, que participou da campanha do rebaixamento do Rio Negro é tão bom jogador que acabou se destacando mesmo em meio a tantos problemas, dentro e fora de campo. Trabalhando duro, pode se destacar ainda mais nos próximos campeonatos. Na votação do GloboEsporte.com, Ronan bateu Victor e Hayllan, do Operário, e Rivelino, do Penarol.

MENÇÃO HONROSA
Ramon do São Raimundo carregado por torcedor (Foto: Wellyson Leão)
Ramon (São Raimundo), Wanderley (Nacional) e Rosembrick (Fast)
Eles se destacaram, fizeram a diferença para suas equipes em determinados momentos do campeonato, mas acabaram sendo prejudicados por lesões. Wanderley, do Nacional, por exemplo, teve um início arrasador, mas acabou participando somente do início da competição. Rosembrick do Fast foi mais longe, mas quando o calo apertou não deu para levar em frente. Ramon se mostrou importante, se contundiu e quando voltou provou que sua ausência foi primordial para o Tufão não chegar ao mata-mata.

E aí? Concorda? Discorda? Qual a sua seleção?

Comentários

Postagens mais visitadas