Quem classifica? Quem tem chances? 'Entenda' a reta final do Amazonense

Depois de 15 rodadas, 75 jogos e 258 gols, o Campeonato Amazonense parte para a sua reta final. Restam apenas três rodadas da fase classificatória, e os números – somados ao regulamento do estadual e uma combinação maluca de resultados – podem confundir os torcedores menos ‘observadores’. Por isso, o GloboEsporte.com simplifica: Quem já está classificado? Quem tem chances? E, por fim, quais os critérios do Barezão quando o ‘funil aperta’? 

O Nacional classificou. Fato. Passamos dessa fase. Fast e Princesa, com 31 pontos, estão praticamente classificados. O que pode dar errado é a combinação de três derrotas consecutivas, com três vitórias do Penarol e três do São Raimundo. Ainda assim, caso o São Raimundo ‘encostasse’, estaria fora por perder em confronto direto e vitórias - tanto para o Fast quanto para o Princesa. Hã? Quê? Vamos por partes. 

NACIONAL
Nacional, dono de uma campanha – até então – impecável soma 15 vitórias em 15 jogos, com 100% de aproveitamento e um saldo de gols de 37. Foi o melhor da primeira fase em tudo e, matematicamente, está classificado há duas rodadas para as semifinais. Assunto velho, quase.

FAST
O Rolo Compressor chega à 15ª rodada do estadual com 31 pontos e está matematicamente classificado. São 10 vitórias, um empate e quatro derrotas. O time tem pela frente jogos contra o Penarol, Nacional e Rio Negro e, mesmo se perder os três, avança às semis. Por quê? Princesa pode vencer os três jogos, Penarol e São Raimundo também. Nesse caso, Fast iria para 4º lugar empatado com o Tufão. No critério de decisão, em confrontos diretos, o Tricolor leva a melhor. Caso outra equipe empate também nos 31, o Fast leva a melhor com o número de vitórias e saldo de gols – com base no Art. 12 do regulamento.

PRINCESA
A equipe de Manacapuru levaria a melhor sobre o Fast caso o campeonato acabasse hoje. Mas não acaba. E, pela frente, o time tem Manaus, Nacional Borbense e Nacional. No retrospecto contra essas equipes, o Tubarão perdeu dos dois Nacionais e venceu o Manaus por 2 a 1. Para classificar, o time precisa contar, principalmente, com derrotas do Penarol e São Raimundo em seus próximos jogos. Considerando que o Penarol o ultrapasse, o Fast permaneça com 31 e o São Raimundo chegue aos 31 com três vitórias, o Princesa fica de fora por perder em número de vitórias (o time teria nove ao fim da 18ª rodada, contra 10 do Tufão). Caso somente Princesa e São Raimundo empatem com 31, o Tubarão avança por vencer em confrontos diretos.

PENAROL
O Penarol tem, atualmente, 27 pontos. O time, assim como todos os outros, briga ainda por nove. Pode chegar a 36 e até desbancar Fast e Princesa. Para isso, teria que vencer Fast, Rio Negro e Iranduba - no retrospecto, empatou, venceu e perdeu, respectivamente. Para se classificar, o time precisa garantir, ao menos, uma vitória e um empate. Isso o colocaria com 31 pontos. Ainda com a mesma consideração que os outros casos, avaliando a chance de o São Raimundo vencer os três jogos e chegar também aos 31, o time de Itacoatiara venceria no confronto direto por ter um empate e uma vitória. 

SÃO RAIMUNDO
A missão do time da Colina não é fácil. Ou, pelo menos, não parece, à primeira vista. O Tufão, hoje na 5ª posição com 22 pontos, briga por mais nove. Para conseguir, tem que vencer o Rio Negro, Iranduba e Manaus. Mas no 1º turno, ainda quando fazia campanha instável, venceu todas as três equipes. Caso conquiste as três vitórias consecutivas, chega a 31 pontos e precisa contar com deslizes do Penarol para ir às semis. Em breve simulação, caso o time ganhe os três jogos e o Penarol apenas um, o Tufão fecha a fase com 31 e o time de Itacoatiara com 30. 

FAST, PRINCESA, 31 PONTOS E O IMBRÓGLIO REGULAMENTAR
Rolo Compressor e Tubarão, hoje, ao fim da 15ª rodadas, empatam com 31 pontos. Nos critérios de desempate mais ‘conhecidos’, o Fast leva vantagem em número de vitórias, saldo de gols e gols pró. Mas, segundo o parágrafo único do Art. 12 do regulamento, no caso de empate de pontos entre duas equipes, o que vale é o confronto direto: 

“Na hipótese e somente nesta, de acontecer empate entre apenas 02 (duas) entidades no número de pontos ganhos obtidos pelas mesmas ao final da Primeira Fase (Classificatória), será utilizado o seguinte critério, para o desempate: 

a) Confronto direto; 
b) Maior número de vitórias; 
c) Maior saldo de gols; 
d) Maior número de gols prós; 
e) Sorteio”

Portanto, caso a fase classificatória tivesse encerrado neste domingo, hoje o Princesa estaria como 2º colocado e o Fast como 3º. Isso porque, no retrospecto de confronto direto entre as equipes neste ano, o Princesa venceu nas duas oportunidades por 2 a 1 e 1 a 0. Como ainda faltam três rodadas - e vale reiterar que o critério só altera a ordem na tabela ao fim da primeira fase (para definir os confrontos das semis) – o Fast segue em segundo e o Princesa em terceiro. 

Mas e o São Raimundo?
O Tufão não pode chegar aos 31 também? De novo os 31 pontos... Sim, ele pode. Com três vitórias - e três derrotas de Fast e Princesa, as equipes fecham a fase classificatória com 31 pontos. Empatadas. Segundo o Art. 12, em caso de empate entre três ou mais times, o que vale é o número de vitórias. No caso, o Princesa ficaria de fora das semis com apenas nove vitórias. Fast e São Raimundo fechariam com 10 vitórias cada um.

"Havendo igualdade no número de pontos ganhos obtidos por 03 (três) ou mais entidades participantes, ao final da primeira fase (classificatória), será utilizado o seguinte critério, para o desempate: 

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols; 
c) Maior número de gols pró;
d) Confronto direto;
e) Sorteio"

NA DEGOLA
Mesmo com a extinção da Série B do Campeonato Amazonense, o diretor de competições da Federação Amazonense de Futebol, Ivan Guimarães, afirma que, ainda assim, duas equipes serão rebaixadas ao fim do estadual de 2015. Com isso, as duas novas vagas para o Amazonense do próximo ano serão disputadas na Copa Amazonas. Com o 'andar' da tabela deste ano, é quase previsível quem 'cai'. 

OPERÁRIO
O Sapão não deu certo. Sofreu com crise, com demissão, com goleada e com mais mil e uma coisas e bizarrices ao longo da disputa do Barezão. Foram 15 jogos e, atéhoje, apenas um ponto conquistado. Já rebaixou. 

RIO NEGRO
O Galo teve campanha, no mínimo, curiosa. Foi mal, depois chegou a empolgar a torcida, viveu em zona relativamente estável, e depois voltou a amargar na vice-lanterna. Fez até jogos bons, é verdade, mas não foi o suficiente. O time vive na degola com 10 pontos e precisa de três vitórias para se livrar - além de contar com três derrotas do Iranduba. Caso vencesse apenas duas, chegaria aos mesmos 16 pontos do Verdão, mas no confronto direto perde. E cai. 

IRANDUB
A situação do time liderado por Sérgio Duarte é, comparada à do Galo, boa. A equipe tem 16 pontos e, com apenas uma vitória, se livra de todo e qualquer risco de queda. 

Comentários

Postagens mais visitadas