Campeonato Amazonense tem a terceira pior média de público do País

Com um total de 15.574 torcedores pagantes em 45 jogos realizados, até a nona rodada, a média de público por jogo do Campeonato Amazonense (346), é a terceira pior entre 25 Estaduais do Brasil, à frente apenas do Acreano (333) e do Rondoniense (196).

Os únicos não contabilizados foram o Amapaense, programado para começar em maio, e o Roraimense, que não divulgou os borderôs das partidas realizadas. Os dados usados são do site www.srgoool.com.br.

A maior média de público do País é do Campeonato Paulista, com 7,3 mil pessoas por jogo. O Campeonato Carioca vem em segundo, com 4,7 mil.

O público pagante do Amazonense deste ano é tão baixo que, após 10 rodadas, só seria o suficiente para lotar os estádios Ismael Benigno (Colina) e Carlos Zamith juntos. Em outra comparação, a soma do número de pagantes corresponde, também, a praticamente um terço do número de assentos na Arena da Amazônia, estádio construído para a Copa do Mundo com a justificativa de que seria um legado para os fãs e clubes do futebol local.

Em um paralelo entre os campeonatos Paraense e Amazonense, os dois principais Estaduais da Região Norte, é possível perceber que a média de pagantes por jogo da competição dos nossos vizinhos (2.330) é praticamente sete vezes maior que a do Amazonas.

Das competições na ponta da tabela, as três primeiras colocadas estão no Sudeste do Brasil: o Paulista, em primeiro, com média de 7.358 pagantes por jogo, e mais de um milhão de pagantes no total, o Carioca, segundo colocado, com média de 4.715, e o Mineiro, em terceiro, com média de 4.531.

Dos pagantes do Amazonense, cerca de um terço (4.964) veio de jogos realizados na Colina. Embora tenha capacidade para 10 mil pessoas, e seja o local onde a maioria das partidas acontece, o estádio tem uma média de apenas 310 pessoas por jogo. No Zamith, os números são ainda menores. Em 13 partidas, apenas 2.280 pagantes e 175 de média, em um espaço para receber até cinco mil pessoas, mas que está liberado somente para 2.500 torcedores.

Terceiro maior em número de mandos de campo, com seis jogos, o Floro de Mendonça é a surpresa do torneio. Com capacidade para cinco mil pessoas, o estádio de Itacoatiara recebeu um público total de 5.652 pagantes e tem a melhor média do campeonato entre todos os estádios (942) do Estado, o que se deve, em grande parte, aos torcedores do Penarol, clube com os três maiores públicos pagantes da temporada, até o momento: o primeiro lugar com 1.416 pagantes, no jogo contra o Fast Clube, o segundo com 1.252, contra o Borbense, e o último com 1.099, contra o Nacional. Não coincidentemente, o Leão Azul também é o time com maior renda bruta do Estadual: R$ 52,1 mil, em seis mandos de campo.

O segundo lugar em torcida pagante também ficou com um time do interior. Em quatro jogos como mandante no Estádio Jabortão, o Nacional Borbense recebeu 2.117 pagantes e tem uma média de 529.

Fonte: d24am.com

Comentários

Postagens mais visitadas