Briga pelo G-4 impulsiona rodada deste sábado do Campeonato Amazonense

Dos cinco times com chances de fechar a 10ª rodada do Campeonato Amazonense no G-4, três entram em campo, neste sábado (18). Primeiro o Penarol enfrenta o Manaus, às 15h, fora de casa, no Estádio Carlos Zamith. Logo em seguida, às 15h30, o vice-líder Princesa do Solimões pega o lanterna Operário, no Estádio Valdir Aguiar, o Valdizão, no clássico de Manacapuru. Por fim, às 16h, é a vez do São Raimundo duelar com o Nacional Borbense, no Estádio da Colina. 

Após cinco rodadas consecutivas entre os quatro primeiros colocados, o Penarol caiu para a quinta posição depois de ser surpreendido em casa pelo Iranduba, na última rodada, e sair de campo com uma derrota por 2 a 1. Agora, para retomar seu posto do G-4, precisará vencer o Manaus e torcer por tropeços do Fast Clube e do São Raimundo, terceiro e quarto colocados na tabela, respectivamente, ambos com 16 pontos, dois a mais que o time de Itacoatiara.

Por se tratar de um confronto direto, o Manaus automaticamente tomaria a quinta posição do Leão Azul em caso de vitória no confronto, mas não brigaria por uma vaga no G-4, já que só pode chegar a 15 pontos, um a menos que o Tufão. Caso sofra uma derrota, o Gavião do Norte ainda corre o risco de terminar a rodada bem próximo da zona de rebaixamento, na oitava posição. Isso porque Iranduba (com 11 pontos) e Nacional Borbense (com 10) subirão de posições na tabela caso vençam os rivais Fast e São Raimundo.

Na partida do primeiro turno, na estreia do Estadual, válido pela primeira rodada, o Penarol venceu o Manaus por 1 a 0 no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara.

Já na segunda partida da 10ª rodada, o clássico manacapurense, o Princesa do Solimões precisa vencer se quiser continuar como vice-líder da competição. Apesar de estar longe de ameaçar o líder Nacional, o Tubarão sofre pressão dos outros times no G-4, Fast Clube e São Raimundo, e até mesmo do quinto colocado, Penarol.

Embora estejam, agora, em lados opostos da tabela, Princesa e Operário protagonizaram um confronto de equilíbrio na primeira rodada do campeonato, quando o Tubarão abriu vantagem de dois gols e, em seguida, cedeu o empate para o rival conterrâneo. Foi, até o momento, a única ocasião em que o Operário marcou um ponto na competição.

Depois de ser eliminado da Copa Verde e da Copa do Brasil, o Princesa tem como estratégia para o returno manter a equipe focada no Estadual. O Tubarão chegou a ter duas derrotas consecutivas nos jogos finais do primeiro turno e, depois de vencer o Fast por 2 a 1, na última quarta-feira, em jogo atrasado da 4ª rodada, se recuperou no torneio. O técnico da equipe, Zé Marco, vibrou com o resultado e garantiu que o Tubarão “está de volta à competição, não só em pontuação, mas em espírito”. 

Tomado por um logo período de crise, a aposta do Operário para o restante do Amazonense está em Neneca, o novo treinador, e nos cinco reforços anunciados na última semana.

Na Colina,Tufão sonha com a vice-liderança
De olho na vice-liderança, o São Raimundo encara o Nacional Borbense no último jogo de hoje do Amazonense. Atualmente em quarto lugar, com 16 pontos, o principal objetivo do Tufão na rodada é tomar a posição ocupada pelo Princesa do Solimões. O time de Borba, por outro lado, luta para se afastar da zona de degola, já que se encontra em oitavo, com dez pontos.

Para chegar à vice-liderança, o São Raimundo precisa vencer e torcer para que os rivais acima na tabela, Princesa do Solimões e Fast Clube, sejam derrotados. Uma derrota poderia complicar a vida do Tufão no campeonato, já que o Penarol está apenas dois pontos atrás e luta para reconquistar uma vaga no G-4. Até o final do primeiro turno, o São Raimundo ainda não havia conseguido permanecer entre as quatro primeiras posições por mais de uma rodada. 

O time vive boa fase e vem de três vitórias consecutivas, incluindo a virada em cima do Manaus FC na última rodada. As novidades no Tufão são as contratações do atacante Kleber Modesto e do volante Paulinho 47, ambos vindos do Gavião Kyikatêjê, do Pará.

Já o Borbense voltou a ‘estacionar’ nas últimas três posições da tabela após conseguir o sétimo lugar como melhor colocação por três rodadas seguidas. A equipe teve dificuldade em vencer o lanterna Operário no último jogo e por pouco não volta à zona de rebaixamento. O time de Borba deposita as esperanças para o restante do Estadual nas quatro novas contratações anunciadas na última semana: Michael Batista, Joelmir dos Santos, Jucinei Souza e Claudinei Goes.

No confronto do primeiro turno, o São Raimundo levou vantagem e venceu o Nacional Borbense por 3 a 2, em Borba.

Fonte: d24am.com

Comentários

Postagens mais visitadas