Cão desnutrido é resgatado após ser abandonado em residência no AM.

Um cachorro de raça Fila foi resgatado de uma casa abandonada no final da noite da segunda-feira (1º) no bairro Parque 10, na Zona Centro-Sul de Manaus. Segundo a presidente da Organização Não Governamental (ONG) ComPaixão Animal, Jaqueline Canizo, o cachorro corre risco de perder uma das patas por conta de graves ferimentos infeccionados. Na mesma casa, outro cão abandonado foi encontrado morto. O Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) ajudou no resgate.

Em entrevista ao G1, a responsável pela ONG contou que recebeu a denúncia de vizinhos da casa em que o animal estava, localizada na Rua G do Conjunto Shangrilá 2, no Parque 10. "Eles entraram em contato conosco depois que ouviram os choros e latidos do animal. Um deles chegou a pular o muro para ver o que estava acontecendo. Quando ele chegou no local, viu o Fila completamente desnutrido e um Pincher morto devido às más condições", disse.

Jaqueline afirmou que vizinhos contaram à ONG que o proprietário da casa em que os animais se encontravam se mudou há cerca de três meses e deixou os cachorros para trás. "Ele estava completamente desnutrido e desidratado; não consegue nem ficar em pé. Além disso, está com uma bicheira em uma das patas, com larvas e infecção", relatou.

O animal foi levado a uma clínica veterinária 24 horas logo após o resgate, onde permanece internado desde então. O animal tem recebido nutrientes via soro, já que não consegue comer, segundo Jaqueline. "Ele está tomando muito soro para ver se reage e fica mais forte. Ele está bem debilitado, e pode até perder a pata que está machucada. Nesta terça, o veterinário responsável afirmou que ele tem chances sim de ficar bem", explicou. A ONG informou ainda que, quem tiver interesse em ajudar a pagar o tratamento do animal, pode contatar a clínica no telefone (92) 3238-3926.

Jaqueline relatou que este é o segundo caso atendido pela ONG neste ano no mesmo bairro. Segundo ela, uma denúncia foi feita na Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema). A presidente da organização informou que o dono do terreno em que os animais se encontravam, identificado até agora somente pelo primeiro nome, será procurado para que o processo seja concluído. "Ninguém é obrigado a gostar ou ter animais - não julgo quem não gosta. Mas não dá pra entender pessoas que pagam caro por animais de raça - ou adotam vira-latas - e abandonam os animais como se fossem objetos", desabafou.

Ela destacou ainda que qualquer pessoa que saiba de um animal abandonado em propriedade privada pode socorrer o bicho - sem o auxílio de uma ONG. "As pessoas entram em contato conosco porque elas sabem que somos experientes, mas a lei ampara quem entra em um local privado com o objetivo de salvar uma vida", disse.

Fonte: g1.globo.com/am

Comentários

Postagens mais visitadas