Após queda do Princesa, futebol profissional amazonense só volta a campo em 2015.

O torcedor do futebol amazonense mais uma vez se vê abandonado por seus clubes. O último representante do Estado em uma competição profissional masculina, o Princesa do Solimões, caiu na noite deste sábado (20) diante do aguerrido Santos-AP, em pleno estádio da Colina, localizado na Zona Oeste de Manaus. Bola rolando para os clubes locais agora só em 2015, na disputa da seletiva para a Copa Verde.

Depois da melancólica eliminação do Tubarão (apelido do Princesa) do Campeonato Brasileiro da Série D 2014, o torcedor de futebol no Amazonas terá de esperar até janeiro do ano que vêm para cultivar sua paixão pelo esporte bretão. É que a Federação Amazonense de Futebol (FAF) programa para o primeiro mês de 2015 a disputa da seletiva para a Copa Verde. Torneio no qual o seu vencedor ganha a chance de competir na Copa Sul-Americana.

O Nacional Futebol Clube, como atual campeão amazonense já assegurou uma das duas vagas na qual o Amazonas tem direito. Segundo o diretor de competições da FAF, Ivan Guimarães, a seletiva contará com a participação de sete equipes. São Raimundo, Manaus F.C., Nacional Borbense, Penarol, Iranduba e o Princesa do Solimões lutariam pela segunda vaga na competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A FAF ainda não confirmou datas, tabela ou o regulamento da seletiva, mas já adiantou que a competição precede o Barezão 2015 e o campeão se juntará ao Leão da Vila Municipal (como é conhecido o Nacional), como representantes do Estado na disputa regional. Na edição deste ano, a Copa Verde contou com times da região Norte, Centro-Oeste (exceto de Goiás) e Espírito Santo, além dos amazonenses Nacional e Princesa.

Setembro Negro pro futebol Baré
O mês de setembro está se tornando um período do ano obscuro para os clubes amazonenses. Na noite deste sábado (20), o Tubarão deixou escapar a vaga praticamente conquistada, o time de Manacapuru jogava por empate para entrar na fase de mata-mata do torneio. Porém, a derrota veio nos acréscimo, o que deixou a torcida do clube do interior do Amazonas arrasada.

No mesmo período do ano de 2013, foi a vez de o Nacional cair em pleno estádio Roberto Simonsen, o Sesi, na Zona Leste da cidade. Naquela ocasião, o algoz da vez foi o Salgueiro-PE que arrancou o empate em 2 a 2, com um jogador a menos, deixando o Leão pelo caminho. Na partida de ida da fase eliminatória, o Naça havia conseguido a igualdade em 0 a 0, como o novo empate foi com gols na casa do adversário, o time pernambucano seguiu no torneio.

Velha sina
Desde a surpreendente campanha do América, em 2010, quando o clube do folclórico Amadeu Teixeira chegou a subir para a Série C, (depois perdeu a vaga por escalação indevida de atleta), nenhum time do Amazonas conseguiu ir longe no torneio. Em 2011, os representantes do Estado foram o Penarol de Itacoatiara (distante 211 quilômetros de Manaus) e o Nacional.

Nenhuma das duas equipes teve muito sucesso na competição e, novamente, no mês de setembro daquele ano, o Naça proporcionou mais um vexame para o torcedor local. Também num sábado o Nacional perdeu por 3 a 1 para o Cuibá-MT, no estádio do Sesi, e perdeu qualquer chance de seguir na competição. O Penarol, por sua vez caiu diante do Independente-PA, em Tucuruí por 3 a 1, após vencer em casa por 1 a 0.

Em 2012, novamente o time da Velha Serpa (como é conhecida Itacoatiara) foi o representante do Amazonas na Quarta Divisão do futebol brasileiro. O Penarol não passou da primeira fase do torneio, ficando na quarta colocação em um grupo de cinco clubes. Com apenas nove pontos ganhos em oito partidas disputadas.

A verdade é que o futebol amazonense precisa se reinventar e tentar sair do ostracismo que se abateu nos últimos anos. Com a inauguração e reforma de três novos estádios na capital e mais a reforma do estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, em Manacapuru, o que resta ao torcedor local é esperar que os clubes se organizem e consigam reavivar a paixão do torcedor do Amazonas pelo futebol.

Vale ressaltar que no momento, o futebol amazonense é representado pelas mulheres do Iranduba da Amazônia, que disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. As meninas do clube amazonense farão sua terceira partida nesta quarta-feira (24) diante do Caicaia-CE, as 14h30, no estádio Carlos Zamith, na Zona Leste de Manaus. 

Fonte: acritica.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas