João Carlos volta às origens e com 100% de conhecimento sobre Princesa.

João Carlos Cavalo volta às origens com o jogo entre a sua equipe, o Brasiliense, e o Princesa do Solimões, nesta quarta, pela primeira fase da Copa do Brasil. O amazonense de Lábrea, município que fica a 702 quilômetros de Manaus, é reconhecido e respeitado no Estado pelo fato de já ter atuado nos principais elencos barés, entre os quais o Rio Negro (clube que o revelou como jogador e, consequentemente, como treinador), Nacional, São Raimundo, Grêmio Coariense, Holanda, Fast e o atual adversário na disputa nacional, o Princesa do Solimões.

Em conversa com o GloboEsporte.com, Cavalo, de 47 anos, recordou seus últimos momentos na capital amazonense, em 2010. E sobre os ganhos alcançados em sua trajetória longe de sua terra natal e que somaram favoravelmente à sua vida profissional.

- Eu me ausentei de Manaus em 2010. Na época, estava defendendo o Nacional no segundo turno do Campeonato Amazonense, em substituição ao técnico Alemão. De lá em diante tomei rumo para Luziânia e Emirados Árabes. Em seguida, fui para o Uberlândia, Sobradinho e, por fim, Brasiliense, onde estou até hoje. Porém, devo recordar meu inicio de carreira como treinador no Rio Negro, equipe que me revelou como atleta profissional, também, em 2003. Eu ainda tive uma passagem pelo Rio Branco (AC). Devo ressaltar que o meu desempenho no Campeonato Candango e na Copa Verde foi e continua me rendendo bons frutos. Até o momento tenho 74% de aproveitamento somando as duas competições. Estes números são importantes. Eu acho que é um percentual bom. A gente estava praticamente sem perder uma partida sobre o meu comando e fazendo bons jogos, até o apagão diante do Brasília. Mas estou contente, pois estamos mantendo a invencibilidade – discorreu.

O fato de ter certa familiaridade com todos os times amazonenses, o que lhe oportunizou comandar ‘quase’ que 100% dos atletas liderados atualmente pelo técnico do Princesa, Marquinhos Piter, João Carlos apontou que tal fator é visto por ele como positivo. Entretanto, salienta cautela para encarar o Tubarão do Norte, mesmo conhecendo o elenco adversário por completo.

- Na verdade, a gente sempre tem o contato com o pessoal aqui de Manaus. Inclusive, o Sidney Bento, meu irmão, está no comando do Holanda e sempre eu converso com ele. E futebol não é segredo não. Até porque existe uma grande movimentação entre os atletas nas equipes. E particularmente, esta equipe do Princesa, destes atletas que estão aí, os únicos que não trabalharam comigo foram o Fininho e o Edinho Canutama. Mas se analisar toda a equipe do Princesa, o Delciney, o Lídio foram meus jogadores. O Rondinelli, o Branco, o Thiago, o He-Man, Marinelson, Michell, o Nando, enfim. É uma vantagem boa, sim, conhecer toda a equipe deles. Porém, dentro do campo as coisas mudam, ainda mais dentro de uma competição nacional, onde as equipes pequenas são motivadas, principalmente, atuando em casa. Eu mesmo já trabalhei em equipes pequenas também e sempre tínhamos uma motivação quando atuávamos com equipes grandes do nosso futebol. Agora, temos que ter calma e colocar a identidade do nosso time aqui contra o Princesa – frisou.

Cavalo completou que retornar ao Amazonas na condição que veio é muito melhor, até porque sempre acreditou em seu potencial e na experiência adquirida por onde passou e, primordialmente, no futebol do Distrito Federal.

- Não esperava voltar ao Amazonas contra uma equipe do Amazonas. Mas eu sempre acreditei que com a minha saída aqui de Manaus agregaria uma proporção maior na minha carreira até por ter feito um bom trabalho nas equipes por onde eu passei. E ter andado por um centro como Brasília, que nos dar toda uma estrutura, eu imaginava sim que poderia voltar ao Amazonas com uma boa equipe, como é o Brasiliense – arrematou.

- Temos que ter cautela pelo fato de enfrentarmos uma equipe que estar em um bom momento. Todavia, a minha equipe tem uma peculiaridade de ser ofensiva e pela identidade com a competição acredito que temos tudo para fazer um bom jogo, sim - finalzou.

Fonte: globoesporte.com

Comentários

Postagens mais visitadas