Problemas com bebida? AA pode te ajudar.
Boa noite pessoal!
Uma bomba relógio. Assim podemos considerar o vício, ou doença segundo a OMS, mas o fato é que o alcoolismo destrói não só o indivíduo, mas sua família também. Muitas pessoas entram neste mundo por curiosidade, afirmação, "amigos", e quando menos esperam estão presas nas teias deste que um dos maiores pesadelos da humanidade. Conheci alguns amigos que sem perceberem, já davam os primeiros passos rumo a esta prisão. O alcoolismo é uma doença séria, e deveria ser tratado da mesma forma, mas algumas pessoas teimam em rotular como desvio de conduta, fraqueza de espírito, e outros termos mais aceitáveis pela sociedade. Não raro, o vício em bebidas é porta de entrada para drogas mais pesadas.
Minha humilde colaboração para quem quer se livrar deste "inferno". Vamos respeitar!
O programa de Doze Passos (twelve-step program) é um programa criado nos Estados Unidos em 1935 por William Griffith e Doutor "Bob" Smith, inicialmente para o tratamento de alcoolismo e mais tarde estendido para praticamente todos os tipos de dependência química. É a estratégia central da grande maioria dos grupos de autoajuda para o tratamento de dependências químicas ou compulsões, sendo mais conhecidos no Brasil os Alcoólicos Anônimos (e grupos relacionados como Al-Anon/ Alateen, voltados às famílias de alcoólatras) e Narcóticos Anônimos.
Os Doze Passos
Os Doze Passos (para os Alcoólicos Anônimos) são:
1-Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
2-Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
3-Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
4-Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
5-Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
6-Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7-Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
8-Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
9-Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.
10-Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
11-Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
12-Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses Passos, procuramos transmitir essa mensagem aos alcoólicos e praticar esses princípios em todas as nossas atividades.
Fonte: Wikipédia.
Comentários
Postar um comentário