Dia do Cliente
Hoje comemoramos no Brasil o "Dia do Cliente". Mas o que é este dia? Quem criou a data? Por que?
A data foi criada pelo publicitário gaúcho João Carlos Rego e já possui mais de uma centena de projetos de oficialização em todo o Brasil e já foi adotada por importantes entidades, entre as quais a CNDL-Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, CACB-Confederação das Associações Comerciais do Brasil e ALSHOP-Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings.
No calendário de efemérides, existem datas para se omemorar de tudo: datas internacionais (Dia da Paz, Dia da Mulher, Dia do Trabalho), datas oficiais do Brasil (Tiradentes, Independência, República), datas religiosas (Páscoa, Natal), datas comerciais (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia da Criança), homenagens a categorias profissionais, simbolismos e até datas curiosas (Dia do Goleiro, Dia do Encarcerado, Dia da Mentira).
As datas do calendário comercial são aquelas largamente exploradas pelo Comércio, Indústria, Meio Publicitário e Mídia. São amplamente divulgadas e acabam se traduzindo em oportunidades de negócios, estimulando o consumo e colaborando para a manutenção e geração de milhares de postos de trabalho.
Não havia no calendário de efemérides uma data especial para se homenagear o Cliente.
Ora, o Cliente é a única razão de ser da existência de TODOS os produtos e serviços, de TODAS as empresas, de TODAS as profissões e de TODOS os postos de trabalho DO MUNDO. É justo, pois, que esta figura seja homenageada em uma data especial. E com uma grande diferença: enquanto outras datas atingem públicos específicos, O DIA DO CLIENTE atinge a todos,sem exceção, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, pois todos nós somos Clientes de alguém e todos nós dependemos de Clientes para sobreviver.
O DIA DO CLIENTE está concebido para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Um dia para mostrarmos a nossos Clientes o quanto eles são importantes para nós. Um dia para brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de venda, decorações especiais, anúncios e eventos e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura do Cliente.
A intenção é a de transformar O DIA DO CLIENTE numa data forte e expressiva no calendário comercial, ensejando novas oportunidades de negócios. Todos os dias devem, ou pelo menos deveriam ser “Dia do Cliente”, mas agora ele tem uma data especial: 15 de setembro – O DIA DO CLIENTE !
João Carlos Rego
Por tudo isto, agradecemos humildemente aos clientes que vem até nós com seus sonhos, suas necessidades, seus problemas e encontram não apenas um profissional de vendas, mas muitas vezes, verdadeiros amigos!
Comentários
Postar um comentário