5 de setembro, elevação do Amazonas a categoria de Província!

Foto recente da estátua de Tenreiro Aranha, na repaginada Praça da Saudade.
Olá pessoal.

Hoje comemoramos a elevação de nosso amado estado do Amazonas à categoria de Província. Bom, muita gente não sabe o que significa isto, outros nem sabem o porquê do feriado, mas eu vou explicar.

A palavra província vem do latim província e significa uma divisão regional e/ou administrativa. Assim eram chamadas as grandes divisões administrativas no Segundo Reinado do Brasil (1840-1889).

O Amazonas (antiga capitania de São José do Rio Negro) saiu da administração da Província do Grão-Pará, através da Lei no. 582, de 5 de Setembro de 1850, e tornou-se uma Província independente. Seis anos depois, em 1856, por decisão da Assembléia Legislativa Provincial, Manaus foi definida como capital. 

Com a implantação da República, em 15 de Novembro de 1889, houve a mudança de Província para Estado, já que o Brasil deixou de ser um Reino e passou a ser uma República. A Província do Amazonas passou a ser Estado do Amazonas, mantendo Manaus como capital.

Uma das pessoas que mais lutaram pela elevação do Amazonas foi João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, nomeado por D. Pedro II em 1851, tendo sido seu 1º presidente (governador) entre 1 de janeiro de 1852 a 27 de junho de 1852. Bastante doente foi exonerado, morrendo em Belém no dia 19 de janeiro de 1861. Em sua homenagem foi erguida uma estátua na Praça da Saudade (Praça 5 de Setembro), localizada no centro de Manaus.

Embora seja comum a ideia de que o nome do município de Presidente Figueiredo seja uma homenagem ao ex-presidente brasileiro João Batista de Oliveira Figueiredo, o nome do município homenageia João Figueiredo, presidente da província do Amazonas no tempo do império.

* O nome da Praça 5 de Setembro, também conhecida como Praça da Saudade, é porque o antigo nome era Largo da Saudade e em frente, onde fica hoje o Rio Negro Clube, havia o Cemitério São José.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas