Santa Casa de Misericórdia, nós precisamos!

Segundos historiadores o "nome Misericórdia era uma das antigas invocações da Virgem Maria, que foi utilizado entre 1240 e 1350 para nomear uma irmandade em Florença - Nossa Senhora da Misericórdia, segundo alguns estudiosos, esse fato teria influenciado Portugal ao criar uma irmandade de mesmo nome; a bandeira de todas as Misericórdias, através de sua pintura, representava a igualdade com que a Mãe de Deus favorecia e recolhia todos debaixo do seu manto. A necessidade de internação de pacientes destituídos de recursos ou recém-chegados ao Brasil, sem família e moradia, acarretou logo no século XVI, a criação das Santas Casas da Misericórdia, segundo os moldes da estabelecida em Lisboa.
O prédio da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, data do ano de 1880. Durante longas décadas serviu ao povo amazonense. Segundo o articulista Ribamar Bessa, do jornal Diário do Amazonas, não foram encontradas nenhuma documentação anterior ao ano de 1950, ou seja, não conhecemos a sua história na totalidade".
Pois é pessoal, nossa querida Santa Casa de Misericórdia continua esquecida e abandonada. Toda vez que passo pela 10 de julho e lembro que meu filho lá nasceu, me dá um nó na garganta, um sentimento de revolta e impotência. Afinal, o que eu posso fazer? O que nós podemos fazer? Infelizmente a resposta é: quase nada. Não temos poder, nem importância para sermos ouvidos pelos orgãos competentes. O ilustríssimo vereador Mário Frota vem tentando reabri-la, tendo inclusive lançado um manifesto no ano de  2009 em que dizia “O Hospital da Santa Casa foi construída há 124 anos para prestar bons serviços de saúde ao nosso povo, encontra-se hoje de portas fechadas, abandonada, absolutamente esquecida pelo poder público, uma vergonha, levando-se em conta a ausência de hospitais para atender aos que, nesta terra, tem necessidade de assistência-hospitalar. O governo do estado, incentivador de tantos segmentos culturais e esportivos, que constrói uma ponte ligando as margens do Rio Negro, ao preço de R$ 1 bilhão de reais, será que não dispõe de R$ 18 milhões para salvar a Santa Casa? O que é mais barato, construir um novo hospital, ou revitalizar essa grande casa que tem a cara de Manaus? Qualquer pessoa medianamente inteligente sabe que a segunda opção é indiscutivelmente mais barato para o bolso do contribuinte”.
Caro leitor deste humilde blog, pergunto à você, onde estão os representantes que elegemos? Onde estão aqueles que nos prometeram saúde, educação e segurança? Sei que muito já foi feito, mas ainda há muito mais a fazer! Somos uma das capitais da Copa 2014, temos uma das melhores rendas per capita do país, é inconcebível termos a única Santa Casa fechada no Brasil!
Este ano, tentando reabrir a Santa Casa, mais de 90 mil assinaturas já constam de um abaixo-assinado que deve ser entregue ao governador Omar Aziz. Não sei onde podemos assinar, mas vou descobrir e postar aqui, vereador Mário Frota, não desista, sabemos de sua capacidade, estamos ao seu lado nesta batalha!





Paredes sujas e pichadas.

Prédio de arquitetura imponente, entregue ao abadono.

Alguém sabe de quem é este busto? Este guerreiro resiste a indiferença de nossos líderes com um belo sorriso irônico.


Fontes: blog do Rocha (http://jmartinsrocha.blogspot.com.br) e blog Mario frota em Açao (http://mariofrota.blogspot.com.br) e site do Jornal A Critica.

Comentários

Postagens mais visitadas