Acabe com seu estresse!



Uma quebrada na estressada rotina de trabalho pode ser uma boa oportunidade para repensar sua vida e suas prioridades e desestressar. Para Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, o primeiro passo é aceitar o problema. "Todo mundo está sujeito a momentos de estresse na vida. Por isso é fundamental que você aceite e previna-se para isso. Se você não aceitar ou acreditar nessa possibilidade, quando estiver 'bugado' pode ser tarde demais", destaca. 

O feriado é bom também para você agendar check-ups, separar exames passados, colocar a saúde em ordem. "Você deveria pelo menos uma vez por ano fazer um check-up geral, isso significa ir no cardiologista, clínico geral, urologista, ginecologista, dentista, oftalmologista, etc. É impressionante a quantidade de pessoas que passam anos sem ir ao médico, só vão quando dói alguma coisa. Se esse for seu caso, põe nas tarefas ligar para o médico!", diz Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade. 

Aproveite o feriado para gerenciar seu tempo. "Quem tem mais tempo para aquilo que realmente gostaria de fazer, menor é sua quantidade de estresse. Com mais tempo, você começa a ir ao médico, no esporte, tem tempo para os amigos, para a família, para seus sonhos e para você. É outra vida, a vida com mais tempo!", lembra Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade . 

O feriado é ótimo para você praticar algum exercício físico. Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, afirma que "quanto mais eu pesquiso, mais eu vejo que sem esporte não há vida produtiva. Nosso corpo não foi feito pra ficar parado, precisamos de movimento. Escolha um esporte que motive, talvez seja necessário experimentar diversos, mas uma hora você irá encontrar um que vai se apaixonar". 

Faça diferente. "De nada adianta saber que está estressado e continuar fazendo o que está fazendo. É preciso mudar alguma coisa, talvez na sua alimentação, no seu estilo de vida, no seu trabalho etc. A regra é óbvia, se você fizer as coisas do mesmo jeito, seu estresse estará do mesmo jeito. Defina áreas de mudança e comece algo novo", aconselha Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade. 

"Não tente vencer o problema do estresse sozinho, com pessoas que gostam de você fica mais fácil resolver o problema. Converse com seu chefe, converse com seus familiares, com seus amigos. Peça ajuda para marcar médicos, para te levar nos exames, para fazer algo diferente, para ir com você no esporte, para aproveitar mais sua vida!", incentiva Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade . 

A vida é agora, aproveite-a! "Lembranças, valores e histórias ficarão para sempre, mas não pessoas. Um dia a coisa vai acabar para todos nós. Cabe a você prolongar isso ou acabar rapidinho, a escolha é sua. Pressa na vida é pressa para morrer. Por isso não deixe o estresse escolher isso por você, lute, mude, faça acontecer", lembra Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade . 

Já Ana Maria Rossi, presidente do International Stress Management Association (ISMA-BR), diz que o feriado ajuda a quebrar o ritmo acelerado da semana e é ideal para você poder fazer o que te dá prazer no meio da semana. "Faça um hobby, desenhe, pinte, monte carrinhos, cozinhe! Vá ao cinema ou alugue um filme, faça coisas que dão prazer", destaca. 

Ana Maria Rossi, presidente do International Stress Management Association (ISMA-BR), lembra que para aqueles que estão muito estressados é difícil parar um dia no meio da semana. "A aceleração do estresse é compulsiva, automática, por isso é tão difícil puxar o freio de mão", diz. Sua sugestão é que a pessoa que tem dificuldade em parar, possa se programar para trabalhar um turno, mas reservar uma parte do dia para fazer o que gosta de fazer .

Matéria retirada do UOL.

Comentários

Postagens mais visitadas