Desenvolva estas habilidades para ter sucesso em sua vida


1. Pensar positivo
Ainda que muitas vezes seja difícil, ver a metade cheia do copo é uma das formas mais saudáveis de viver a vida. Além disso, o otimismo e a positividade atraem as pessoas. Quem vai querer estar com alguém que é negativo o tempo todo?

2. Ser assertivo
Você certamente já ouviu muitas vezes que devemos ser assertivos, mas o que será que isso quer dizer? Assertividade se refere à habilidade de se expressar de forma clara, franca e direta, sem ferir os sentimentos dos outros e respeitando a forma alheia de pensar. Ter este comportamento em mente irá lhe abrir muitas portas.

3. Saber ouvir
Você já deve saber a diferença entre ouvir e escutar. Mas o que significa saber ouvir de verdade?

É ir além das palavras e da compreensão que podemos tirar delas. É saber "ler" o corpo, a linguagem corporal, prestar atenção às emoções que a outra pessoa transmite. Assim, você conquistará empatia e se irá se relacionar melhor com seus semelhantes.

4. Ser empático
Esta habilidade está ligada ao saber ouvir. Colocar-se no lugar do outro a partir de todos os aspectos (emocional, social, etc.), lhe permitirá entender melhor aquela pessoa, facilitando muito sua adaptação. E quem se adapta a qualquer situação é muito valorizado na sociedade.

5. Medir suas emoções
Saiba que deixar-se levar totalmente pelas emoções não é bom, especialmente se elas são negativas. Poder medir suas emoções não é o mesmo que controlá-las, e sim tomar consciência delas. Isso é importante para uma boa convivência.

6. Negociar
Isso é fundamental para ter um desenvolvimento de sucesso. Aprendemos muito cedo a negociar, seja na escola, com os amigos, no trabalho, com o parceiro, etc. E saber fazer isso de forma efetiva é a chave para evitar conflitos, uma maneira saudável de resolver todo tipo de situação.

7. Ter paciência... ommm
Esta habilidade pode ser difícil de ser colocada em prática. Por isso, quem consegue cultivá-la possui uma grande vantagem na vida. Aceitar que você não tem o controle sobre as coisas e pessoas evita o surgimento de tensões. Esta qualidade está relacionada às outras: regular as próprias emoções, ser empático, ter mente aberta e, especialmente, aceitar que todos cometem erros, incluindo você. Tudo isso ajuda a tornar-se alguém mais paciente.

8. Dar e receber respeito
É uma das atitudes mais valorizadas numa pessoa. Por outro lado, quem não possui esta qualidade é facilmente detestável. O respeito inclui tudo: crenças, ideias, valores morais, etc. Ser respeitoso de forma sincera gera um vínculo de confiança importante. Lembre-se: respeito se conquista, não se exige. Ser respeitoso significa dar bom dia do chefe ao porteiro, respeitar convicções políticas, futebolísticas, sexuais ou o que seja. Quem quer respeito tem de dar respeito. Simples assim.

9. Abrir sua mente
Tem a ver com respeito. Consiste em abandonar todos os estereótipos e preconceitos. Mas, para que eles realmente não te afetem, muitas vezes é preciso romper com todas as suas próprias estruturas e crenças. Isso lhe ajudará a se adaptar sem dificuldades à sociedade. Ter uma mente aberta é uma grande fortaleza.


Foto de abertura GENIAL.GURU, Ilustrador Leonid Khan

Comentários

Postagens mais visitadas